WhatsApp vai usar localização para pesquisar comércios

WhatsApp vai usar localização para pesquisar comércios

Emi Emi 22 mar 2022

O WhatsApp inovou ao unir facilidade de comunicação e praticidade na busca por informação. A atualização da rede social disponibilizará uma ferramenta para localização de estabelecimentos registrados na plataforma.

Sendo assim, nós, do Tudo Celulares, selecionamos as informações mais importantes sobre essa atualização para você. Entenda como o recurso funcionará:

whatsapp
Whatsapp web e mais privacidade

Fase de testes

Em primeiro plano, Will Cathcart, chefe do aplicativo, divulgou em setembro de 2021, que a fase de testes seria realizada inicialmente em São Paulo. Desde então, foram coletadas informações sobre a implementação do recurso.

A testagem do “GPS comercial” no aplicativo se iniciou em setembro de 2021 e já oferecia categorias como restaurantes, lojas de roupas, serviços automotivos e livrarias. A categorização do WhatsApp passou a contar também com alguns detalhes sobre cada estabelecimento e sobre a distância que o usuário se encontrava dele.

Utilização do recurso de localização

Semelhante às ferramentas do Google Maps, o WhatsApp vai disponibilizar uma área designada como “Empresas perto de você”, em que o usuário poderá encontrar os comércios de sua preferência, em seus arredores. Saiba como utilizar a ferramenta:

1. Ao abrir o App, clique na lupa de busca, ou na aba de contatos;

2. Clique, então, na categoria desejada da seção “Empresas perto de você”;

3. Permita que o aplicativo tenha acesso à sua localização atual;

4. As categorias serão expostas e você pode selecionar a área “Mais”, caso deseje buscar outras categorias;

5. Escolha um dos estabelecimentos oferecidos, podendo realizar diretamente a compra ou aquisição de serviços (caso esteja disponível de acordo com o comércio), ou utilize o recurso para buscar mais informações sobre seu funcionamento e tirar dúvidas;

6. Os ícones disponíveis até o momento são: “Conversar” com o estabelecimento, “Ligar” para a empresa; “Catálogo” dos produtos ou serviços e “Encaminhar” o contato para outros usuários.

Privacidade de dados

Se preocupou com a possibilidade de compartilhamento da sua localização? O WhatsApp garante que seus dados não serão compartilhados com a empresa em questão ou com outros usuários.

Assim que o usuário ativa o acesso do aplicativo à sua localização atual, a ferramenta utiliza o GPS, apenas, para mostrar ao indivíduo os comércios procurados. O cliente encontra os comércios, porém os comércios não possuem acesso aos dados do consumidor.

Além disso, foi incrementada a opção de achar comércios cadastrados pelo WhatsApp Business. Isto é, ao tocar na lupa de pesquisa e procurar o nome do estabelecimento, obtém-se resultados já conectados ao contato do WhatsApp comercial, aumentando a segurança.

Disponibilidade da atualização

De acordo com divulgação da própria empresa à mídia, a mudança começou a ser oferecida aos usuários de Android em São Paulo. O WhatsApp declarou ainda, que o upgrade tem como função melhorar o relacionamento entre empresas e clientes, além de facilitar e alavancar as vendas em um período tão movimentado.

Por fim, vale ressaltar que ainda não foram divulgadas informações sobre datas de lançamento do recurso para os usuários de IOS ou de outras regiões do Brasil.

E você, o que achou desse acréscimo no app de mensagens? Já utilizou ou utilizaria a ferramenta de busca e localização? Bom, o WhatsApp já está aperfeiçoando o “GPS comercial” de acordo com a fase de testes. Dessa forma, é interessante saber que um aplicativo de comunicação, agora busca facilitar sua rotina oferecendo localização e praticidade. 

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos