Dicas para tirar fotos melhores com o celular 

Dicas para tirar fotos melhores com o celular 

Kezia Kezia 23 ago 2022

Com a era das super câmeras nos smartphones, nós queremos aproveitar o máximo da qualidade oferecida por elas e tirarmos nossas melhores fotos e selfies, não é mesmo? Com o mundo do Instagram bombando, uma boa foto faz toda diferença no engajamento que você irá receber. Pensando nisso, nós do Tudo Celulares separamos algumas dicas para você fazer boas fotos usando o celular que já tem em casa. Ficou interessado? Então vem com a gente! 

Que câmeras profissionais existem e ajudam na hora de fazermos boas fotos, é fato. Entretanto, se você não trabalha com fotografia, a não ser que você queira, não há mais necessidade de desembolsar um valor considerável para adquirir uma câmera profissional para fazer boas fotos. Com o seu próprio smartphone já é completamente possível fazer isso! Continue lendo para saber mais! 

Vá direto ao ponto: 

Idosa tirando foto
Idosa tirando foto

O celular como ferramenta para fazer fotos 

É fato que com toda tecnologia que vem sendo colocada nos smartphones, eles acabaram se tornando ferramentas indispensáveis no nosso dia-a-dia. E, por que não uma ferramenta indispensável para o registro de momentos únicos, como, por exemplo, um passeio, viagens, comemorações entre amigos e muito mais! 

Entretanto, a ferramenta smartphone não se limita apenas a esses momentos. Hoje em dia, com um bom celular, que possui uma boa câmera, é possível fazer fotos criativas, fotografar as mais diversas paisagens, sem a necessidade do auxílio de uma câmera semiprofissional, por exemplo.  

Ficou interessado, né? Agora é só seguir as nossas dicas e arrasar nas fotos por aí! Veja logo abaixo! 

Dicas para tirar fotos melhores com o celular 

Nós separamos algumas dicas simples que farão toda diferença no momento de capturar a imagem que você tanto deseja. No início, pode parecer que não faz muito sentido, mas depois de aplicá-las, compare-as com suas antigas fotos e veja a diferença! A gente garante que você irá se surpreender!  

Ah, antes de começar a aplicar as regras, não se esqueça do essencial: certifique-se de que sua câmera está devidamente limpa, isso fará toda a diferença!  

1. Regra dos terços 

Uma técnica simples, mas muito usada por fotógrafos profissionais, e que se encontra nas configurações do celular é a regra dos terços. Se trata de uma composição muito usada em pinturas, por exemplo. 

A regra dos terços ajuda a compor um cenário mais equilibrado, que chame a atenção para o assunto principal da sua imagem.  

Para aplicar a regra é necessário que a fotografia se encaixe em nove quadros, traçando duas linhas horizontais e duas verticais. Em alguns celulares, você pode ver as linhas logo ao abrir a câmera, é exatamente disso que estamos falando! 

Se a foto que você deseja fazer é uma foto de paisagem, deixe o céu no terço superior e o chão no terço inferior, mantendo o centro da paisagem alinhado ao segundo terço. Assim, você conseguirá chamar a atenção para o ponto mais importante da foto.  

2. Evite o zoom 

A gente sabe que a ferramenta existe, e se ela existe tem algum motivo para isso. Entretanto, ao fazer fotos onde você queira destacar a qualidade, evite fazer uso do zoom, a menos que seu celular possua lentes específicas ou recursos que potencializem o zoom no seu smartphone.  

Evitar o zoom é uma regra importante porque, na grande maioria dos celulares, o zoom vem acompanhado de granulação, o que pode resultar em fotos borradas ou em perda total da definição da imagem.  

Dessa forma, vale a pena evitá-lo e fazer uso do zoom manual, ou seja, realmente chegar perto do objeto que você deseja fotografar.  

3. Temporizador e tripé 

Sempre tem aquela pessoa que fica fora das fotos com os amigos, porque é quem foi encarregado de fazer a foto, né? Se você está cansado de ser essa pessoa ou está cansado de pedir para que desconhecidos façam fotos suas, vale a pena investir em um bom tripé.  

Com apenas um tripé e um temporizador, você pode definir uma contagem regressiva antes da foto ser tirada e garantir que ninguém fique de fora.  

A dica também vale para você que gosta de fazer selfies mas não quer que elas se pareçam tanto com selfies, coloque o tripé, ajuste o temporizador, e faça suas fotos onde quiser, na paisagem que quiser! 

4. Utilize o modo HDR 

As fotos em HDR costumam ter um bom balanço entre as diferentes intensidades de luz que uma fotografia apresenta. O HDR combina as diferentes tonalidades de luz e sombra e tempo de exposição, o que garante uma imagem com maior definição de cor e contraste. 

Mas, cuidado! O uso exagerado do modo HDR pode trazer um resultado artificial para suas fotografias, então, é importante realizar um teste antes para ver se o resultado obtido é realmente aquele que você deseja.  

5. Trate suas fotos 

Nós já fizemos um artigo com os melhores editores de fotos para celular, e você pode conferir clicando aqui. Mas, gostaríamos de lembrar que você não precisa ser um profissional da fotografia para utilizar esses aplicativos, boa parte deles são bastante intuitivos e você pode ajustar contraste, brilho, balanço de branco e muitos outros recursos que vão melhorar a qualidade da sua foto. 

Bom, com essas dicas nós garantimos que você sairá das fotos convencionais para fotos incríveis com muito mais originalidade e qualidade. 

No começo, pode parecer complicado, mas logo você verá que é bem mais fácil do que parece e ficará mais do que satisfeito com o resultado obtido.  

Para mais dicas como essas, é só continuar acompanhando o Tudo Celulares e não perder mais nenhum artigo. Te esperamos no próximo, hein?  

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos