Podcast: A Nova Sensação dos Streamings Musicais

Podcast: A Nova Sensação dos Streamings Musicais

Flavio Flavio 13 out 2021

Talvez você – ainda – não consuma podcast, mas certamente já ouviu falar nessa nova e muito irreverente modalidade de conteúdo. É porque ele vem se tornando uma das maneiras mais populares e democráticas das pessoas se informarem e se divertirem, sem precisar recorrer a plataformas exclusivas de notícias. 

Além disso, o formato simplificado, como um bate-papo, atraiu aqueles que mais tinham dificuldade de consumir informações: os jovens. 

E aí, vamos saber mais sobre o queridinho da moçada e o porquê eles se tornaram tão populares?

O que é um podcast?

De uma maneira bem simples para entender, o podcast é um conteúdo criado em áudio. Mais ou menos como os antigos programas de rádio, onde os entrevistadores recebiam convidados e falavam sobre diversos assuntos. 

A principal diferença entre os dois formatos, é que o podcast fica disponível para ser ouvido quando você quiser. Já o programa de rádio, sabemos que não. 

Os conteúdos que se tornam assunto nos podcasts são criados sob demanda, geralmente seguindo algum modelo pré-definido.  

Afinal, o podcast é, em suma, uma ferramenta do marketing de conteúdo, cuja premissa é a de “educar” o público e entretê-lo. Logo, seus programas podem, sim, ter um viés muito bem pensado.

Por que o podcast é considerado um streaming?

Na verdade, pelo fato de estar disponível em plataformas de áudio via streaming, o podcast também é considerado um. 

De acordo com a definição de streaming, que é a entrega de conteúdo de áudio e vídeo via transmissão de dados e sem a necessidade de estar conectado online, o podcast é, sem dúvida, um também. 

Isso significa que você tem a oportunidade de ouvi-lo via streaming ou, se preferir, fazer o download dos programas pelas plataformas de áudio que o disponibiliza.

Receba Novidades

Os brasileiros gostam de podcast? 

O consumo de podcast já caiu no gosto do brasileiro e a pandemia de coronavírus veio para coroar essa preferência. 

Em 2020, houve um aumento impressionante de 330% a mais de acessos em plataformas de streaming na busca, exclusiva, por esses conteúdos em áudio, quando em comparação com o ano anterior. 

Isso pode ser justificado pela necessidade que as pessoas tinham de se informar, mas sem querer recorrer aos meios comuns. 

Porém, também não podemos deixar de considerar que o podcast é, sem sombra de dúvidas, um meio de entretenimento e que, também, os brasileiros são ótimos em produzir conteúdo. 

Então, houve uma multiplicação muito grande de ofertas de podcasts com temas diversos nas plataformas de streaming. Isso agradou ao público. 

A audiência dos podcasts busca, basicamente: 

  • Entretenimento: 63%;
  • História, arte e cultura: 52%; 
  • Economia, política, negócios e notícias em geral: 42%;
  • Esportes, esportes digitais e jogos: 30%.

Os podcasts mais escutados do Brasil

Horóscopo Hoje é um dos podcasts mais ouvidos no Brasil

Horóscopo Hoje é um dos podcasts mais ouvidos no Brasil

Em 2020, quando houve o “boom” do consumo de podcasts, a Spotify, gigante mundial da transmissão de conteúdo de áudio via streaming, divulgou uma lista dos canais mais acessados e com o maior volume de reproduções. 

A lista determinou que os 5 mais buscados e escutados do Brasil foram: 

  1. Horóscopo hoje: conteúdo exclusivo do Spotify, que disponibiliza informações diárias sobre signos; 
  1. Café da manhã: conteúdo informativo, com notícias sobre o Brasil e o mundo, que conquista ouvintes justamente por seu formato simples e objetivo; 
  1. Primocast: podcast voltado para quem curte saber mais sobre investimentos, mundo dos negócios, finanças e empreendedorismo; 
  1. Nerdcast: conteúdo de entretenimento, sobre cultura pop e nerd, extremamente em alta nos últimos tempos; 
  1. Flow podcast: em formato de bate-papo, entrevistados de diversas áreas respondem perguntas interessantes e pertinentes sobre temas diversos. 

Podemos compreender como a preferência na lista corrobora a informação dada no tópico anterior.

Realmente, esses conteúdos passaram a fazer parte do cotidiano das pessoas, justamente por compilar informações e divulgá-las de uma maneira mais simples, democrática e atraente.

Onde ouvir podcasts?

Agora que você já sabe que o podcast é um conteúdo disponibilizado via streaming, fica fácil entender que tem acesso a eles ao utilizar as plataformas de áudio, como o Spotify e o Deezer. 

Porém, é interessante que você saiba da existência de agregadores de podcast. São apps que fazem a compilação desses conteúdos e disponibilizam listas de podcasts de diferentes temas, facilitando para que você os ouça quando quiser. 

Esses aplicativos são gratuitos e funcionam como uma “estante’ virtual para os canais, separando-os por assunto. Inclusive, alguns permitem que você faça até o download desses conteúdos. 

Alguns bem famosos são: 

  • Castbox; 
  • TuneIn;
  • Podcast Addict; 
  • Apple Podcasts; 
  • Google Podcasts; 
  • Soundcloud.

Podcasts que você não deveria perder

Preparamos uma lista de sugestões de podcasts de diferentes temas, interessantes e divertidos, que vão te surpreender positivamente. 

Alguns deles são exclusivos do Spotify, mas outros podem ser reproduzidos em diversas plataformas.

O Assunto

Vamos começar com uma sugestão de podcast de notícias, mas um que é referência na área. No O Assunto, diversos temas da atualidade são discutidos com profundidade, mas com uma linguagem de fácil entendimento. 

Vale o destaque para a apresentação da Renata Lo Prete, jornalista de grande renome.

Trago boas notícias

Quer desestressas e ter uma injeção de ânimo no seu dia? Então, procura o Trago Boas Notícias. Esse podcast vai te trazer histórias boas, emocionantes, positivas e inspiradoras. É aquele tipo de conteúdo que deixa o coração super quentinho.

Pode Pah

Celebridade, influencer, esportista e quem mais merecer um holofote é passível de ser convidado para o Pode Pah. Esse podcast em formato de entrevistas é extremamente interessante e te ajuda a ter um ponto de vista mais profundo sobre o mundo do entretenimento e da fama.

Santíssima Trindade das Perucas

O Santíssima Trindade das Perucas é um podcast incrível, apresentado por três drag queens (Bianca DellaFancy, Duda Dello Russo e LaMona Divine) que dividem com a gente suas experiências e opiniões sobre o mundo moderno, sua vivência LGBT, notícias diversas, cultura pop, sempre com muito humor.

Um Milkshake chamado Wanda

Gosta de notícias, fofocas, curiosidades, mundo pop, show business, tudo misturado e batido em um liquidificador de bom humor e descontração? Então, vai amar o Um Milkshake chamado Wanda.

Quebrada Pod

O Quebrada Pod vem para trazer o ponto de vista da periferia sobre reflexões da vida cotidiana. Com muito humor e inteligência, você vai se conectar com essa essência da “quebrada”, que tem um olhar muito sensível e profundo sobre os temas que nos envolvem.

Hoje tem

Conversa sobre tudo, com descontração máxima e uma pitada charmosa de acidez nos comentários? Hoje tem! O Hoje Tem é um dos podcasts mais chamativos da atualidade, justamente por sua promessa de “rir na cara da informação”. 

Infiltrados no Cast

Para quem curte discutir temas históricos e que envolvem a formação social do nosso país, de modo a compreender como se formou a desigualdade racial que assola o Brasil, vale a pena dar uma atenção ao Infiltrados no Cast. Informação de altíssimo nível.

É nóia minha

O É nóia minha é uma verdadeira pérola entre as muitas opções de podcast disponíveis. Porque, ele te permite entender que aquela “sua loucurinha pessoal” talvez não seja tão sua assim. A Camila Fremer, escritora e roteirista do podcast, divide com a gente e com os convidados as nóias mais interessantes que surgem em sua cabeça.

Primocast

Nós já citamos o Primocast lá em cima, mas ele merece estar aqui outra vez. É que esse é um dos canais mais bacanas para encontrar informações sobre o mundo business, com uma linguagem informal e que ajuda até os mais leigos a entenderem sobre o assunto.

Poc de cultura

Outro podcast com viés LGBTQIA+ é o Poc de Cultura, onde quatro apresentadores da comunidade dividem conosco suas experiências e vivências, incluindo situações de desrespeito e discriminação.

Videocast: já está por dentro da novidade?

Para já te deixar com um gostinho da inovação do mundo do podcast, vale a pena falarmos sobre o videocast. O nome já dá uma dica do que seja: são os conteúdos do podcast, mas editados em vídeo. 

Então, é a mesma coisa que os youtubers e tik tokers fazem? Não. Há uma diferença bem simples, na verdade. 

O videocast é criado quando o podcaster abre uma câmera de vídeo e grava toda a produção daquele conteúdo em áudio que está fazendo. A imagem, nesse caso, é um “plus”. 

O Flow Podcast, por exemplo, já disponibiliza conteúdo em formato de videocast. É uma tendência que vem para agregar às plataformas de conteúdo digital. Fique de olho!

Receba Novidades

Por que os podcasts se tornaram tão populares?

Podemos entender que a popularidade dos podcasts aumentou tanto por 2 motivos principais: 

  • A necessidade de se informar;
  • A facilidade do conteúdo via streaming.

Ou seja: uniu-se a vontade de ficar por dentro do que vinha acontecendo no mundo, mas não de uma forma abrangente e em formato padrão, como os telejornais e sites de notícias fazem. Mesmo porque, a principal característica do consumo de conteúdo digital, hoje, é a possibilidade de poder personalizar como ele vem até você. 

Nesse sentido, o podcast de temas específicos vem como uma resposta a essa necessidade. Um formato simples, direto e rápido, conforme a tendência mundial busca. 

Além disso, o streaming é outro adendo para essa popularidade. Esse meio de transmissão de conteúdo caiu nas graças do público por ser fácil, dinâmico e estar em todo lugar, a todo momento. 

Então, a união dos dois motivos faz com que o podcast seja o formato de conteúdo informativo mais interessante para o público atualmente. Você não concorda?

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos