Como funciona o WhatsApp Business

Como funciona o WhatsApp Business

Felipe Felipe 18 ago 2021

A cada ano que passa, o WhatsApp tem se tornado mais importante na rotina de diversas pessoas, tanto para comunicação, como para trabalho. Com o surgimento do WhatsApp Business, muitos comércios começaram a ter uma forma mais rápida e direta de contato com fornecedores e clientes, por exemplo. 

Mesmo com o crescimento de outros aplicativos de comunicação digital, como o Telegram, o WhatsApp ainda é dominante. No início do ano de 2020, 99% dos brasileiros tinham esse aplicativo instalado em seus celulares e 95% abria ele todos os dias. Agora em 2021, 98% dos brasileiros possuem o app e 86% abrem todos os dias. 

Além das funcionalidades de comunicação social e empresarial, o WhatsApp foi importante em outros setores durante a pandemia, como por exemplo, na educação, sendo utilizado para formar grupos de estudantes e professores para se manter as atividades estudantis durante o ensino remoto. 

Com o lançamento do WhatsApp Business, muitas empresas – principalmente pequenas e médias – passaram a fazer vendas e receber pagamentos pelo aplicativo. Porém, muitas pessoas que já ouviram falar desse recurso e desejam usar em seu comércio possuem dúvidas sobre como instalar e utilizá-lo, quais são seus benefícios, vantagens e desvantagens. 

Pensando nisso, preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre como instalar, utilizar e se beneficiar dos recursos do WhatsApp Business. Com isso, você poderá melhorar a comunicação em diversos setores do seu negócio, podendo gerar impactos positivos em seus números de vendas, lucros e clientes ativos. 

Receba Novidades

História do WhatsApp 

O WhatsApp surgiu em 2009, nos Estados Unidos. Nessa época, os smartphones estavam ganhando muita força no mercado de tecnologia e comunicação, porém a comunicação ainda era restrita a algumas redes sociais que precisavam de muitos dados de internet, ou por ligação e mensagens SMS e MMS que também tinham um custo relativamente alto para aquele período. 

No ano de 2012, o uso deste aplicativo teve um grande crescimento, o que fez empresários e investidores crescerem sua atenção para ele. Com isso, em 2014, foi anunciada a venda do WhatsApp para o criador do Facebook, Mark Zuckerberg. 

Com o passar dos anos foram surgindo novas funcionalidades, em 2015 foi lançada a possibilidade de fazer ligações, em 2016 a resposta direcionada, formatação de texto e videochamada, em 2017 o status e localização ao vivo e, em 2020, surgiu o WhatsApp Pay. 

Essa última funcionalidade teve um grande impacto no Brasil, pois proporcionou uma nova maneira de realizar pagamentos e transferências bancárias através de um dos aplicativos mais utilizados no território. Cerca de 60% da população brasileira utiliza ou já utilizou essa função para realizar transações financeiras. 

Com tudo isso, dá para perceber que esse aplicativo acabou por mudar muitas estruturas sociais e de comunicação em pouco tempo. Nos últimos 12 anos passamos de comunicações esporádicas e caras para comunicações constantes e gratuitas. 

Surgimento do WhatsApp Business 

O WhatsApp Business surgiu em janeiro de 2018. Essa função surgiu pois muitos usuários passaram a utilizar seus perfis pessoais para fazer comunicação e vendas de seus produtos, acabando por confundir e causar transtornos. 

Outros usuários, para não ter problemas com as misturas de perfis pessoais e comerciais, passaram a ter duas linhas telefônicas, o que aumentava seus custos mensais apenas para ter um perfil comercial dentro do aplicativo. 

Por isso, com o surgimento do WhatsApp Business, muitas empresas e pequenos negócios passaram a transferir sua comunicação interna e de vendas para o aplicativo, pois foram disponibilizadas novas maneiras e ferramentas para melhorar esses aspectos, impactando também o número de vendas devido a uma melhor comunicação. 

O que é o WhatsApp Business 

O WhatsApp Business é uma versão voltada para área comercial do aplicativo de mensagens. Ele tem como objetivo facilitar a comunicação de pequenos e médios negócios com seus consumidores, mas também podendo ser usado por empresas de maior porte. 

Essa versão possui funcionalidades exclusivas focadas no mundo comercial e dos negócios, como por exemplo, análise de métricas, catálogos de produtos, mensagens automatizadas e respostas rápidas. 

Além disso, com essa versão, solucionou-se um dos maiores problemas da utilização do WhatsApp por parte dos negócios, que era a mistura de perfil comercial e pessoal em um mesmo dispositivo. Com o WhatsApp Business, as confusões de respostas e utilização de perfis errados diminuíram. 

Tipos de contas comerciais no WhatsApp Business 

Falando mais especificamente das funcionalidades que estão disponíveis no WhatsApp Business, temos dois tipos de contas comerciais que podem ser criadas, a “conta comercial” e a “conta comercial oficial”. 

A conta comercial é criada quando qualquer empresa começa a utilizar o WhatsApp Business, ou seja, é a conta padrão. Já a conta comercial oficial, também conhecida como conta verificada, funciona como as contas verificadas de outras redes sociais, servindo para afirmar que a conta de uma empresa é realmente dela, evitando assim golpes e fraudes. 

Existem vários requisitos para se tornar uma conta comercial oficial, mas elas não são divulgadas. Mas sabe-se que para conseguir o símbolo de verificado, é preciso ter uma conta comercial ativa e conhecida. 

O WhatsApp indica que é essencial preencher o máximo de dados possíveis quando for criar seu perfil na versão comercial do aplicativo. Isso garante maior confiabilidade para os clientes, também possibilitando tirar dúvidas sem a necessidade de entrar em contato com a empresa. 

Quais ferramentas estão disponíveis no WhatsApp Business? 

Agora vamos tratar de algumas ferramentas e funcionalidades disponibilizadas para ajudar as empresas em suas comunicações através do uso do aplicativo WhatsApp Business. É importante ressaltar que esse aplicativo está disponível para uso gratuito de qualquer negócio, sendo necessário baixar o app através da Google Play ou Apple Store. Você também pode usar a versão desktop em seu computador ou a versão web em navegadores de internet. 

Catálogo de produtos 

Como o próprio nome já diz, é uma ferramenta que permite compartilhar uma lista ou catálogo dos produtos que seu negócio vende, já com preços, características e fotos de cada item, permitindo assim que o cliente entre em contato já com as informações necessárias para realizar a compra. 

Além disso, você pode compartilhar com seus clientes informações de cada item do catálogo durante a conversa, caso surja alguma dúvida. Basta selecionar o clipe na parte inferior da conversa, em seguida “Catálogo” e então escolher o item que deseja compartilhar as informações sobre. 

Estatísticas 

As métricas são muito importantes no marketing digital e negócios, por isso o WhatsApp Business disponibiliza essa ferramenta. Mesmo que seja simples, contém algumas informações que podem ajudar a ter um panorama das interações e vendas, como por exemplo, o número de mensagens enviadas, lidas e recebidas. 

Etiquetas 

As etiquetas servem como uma importante ferramenta de organização das conversas, principalmente para aqueles negócios que atendem uma grande demanda de conversas pelo aplicativo. 

Ela permite que você marque mensagens com etiquetas coloridas e títulos, como por exemplo, “responder urgentemente”. Com isso, você terá maior facilidade de encontrar mensagens específicas que precisam de atenção. 

Ferramentas de mensagem 

Para quem trabalha com atendimento ao cliente sabe que algumas explicações e frases se repetem diversas vezes por dia. Por isso, o WhatsApp Business possui algumas ferramentas que auxiliam nesses casos, como por exemplo: 

  • Mensagem de ausência: mensagem automática para quando não é possível responder imediatamente, como por exemplo, horários fora do expediente de funcionamento 
  • Mensagem de saudação: mensagem automática enviada quando o cliente entra em contato com a empresa 
  • Respostas rápidas: com elas é possível definir atalhos para completar mensagens de forma rápida dependendo do assunto tratado. 

Link Curto 

O link curto é uma ferramenta do WhatsApp Business que serve para o cliente entrar em contato com a empresa sem a necessidade de adicionar o número em seus contatos. Quando alguém clica no link curto, ela automaticamente entra na conversa com seu negócio. 

Com isso, você pode disponibilizar esse link curto em outras redes sociais que já possuem alguns seguidores para que eles possam ter uma maneira rápida de entrar em contato com você e fazer compras. 

Localização do negócio 

Com essa função é possível você disponibilizar a localização de sua empresa nas informações disponibilizadas aos clientes. Isso possibilita que ele visualize em um mapa a localização exata do seu estabelecimento e possa traçar uma rota para chegar até lá. 

Agora você já possui todas as informações sobre como utilizar e quais ferramentas estão disponíveis no WhatsApp Business. Utilize esse aplicativo para melhorar sua comunicação com os clientes e aumentar as vendas sem a necessidade de investir em veículos de comunicação. 

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos

Selecionamos os melhores planos de telefonia, internet e tv por assinatura para o seu perfil.