Mudar o Tamanho da Fonte do Celular: Como Fazer Isso?

Mudar o Tamanho da Fonte do Celular: Como Fazer Isso?

Flavio Flavio 08 nov 2021

Se está difícil enxergar as letrinhas na tela do smartphone, esse é o momento de aprender como mudar o tamanho da fonte do celular

Tem muita gente que não sabe que isso é possível e acaba sofrendo, apertando os olhos para ler o que está escrito ou, então, afastando o aparelho o máximo de distância que o braço consegue. E fazer essa alteração é algo tão simples, que você vai se perguntar como não tinha pensado nisso antes! 

Para te ajudar, criamos esse tutorial que te explica passo a passo de como aumentar as letras do celular, para acabar, de uma vez por todas, com o sofrimento de não conseguir ler o que está na sua tela. 

Vamos aprender juntos?

Veja mais sobre:

O que é o tamanho da fonte do celular?

A fonte do celular nada mais é que as letrinhas que estão ali, na sua tela. Logo, fica fácil compreender que o tamanho dessa fonte é, em suma, o tamanho dessas letras.  

Tal qual acontece nos computadores, os smartphones também possuem fonte e é possível realizar a configuração do seu tamanho. Porém, não é tão intuitivo quanto no pc, onde essa determinação é de fácil acesso, podendo ser modificada assim que você abre um documento de Word. 

No entanto, mesmo nos computadores, quando você quer modificar o tamanho da fonte do sistema, precisa acessar uma área específica das configurações. Essa ação é bem parecida com a dos smartphones e será exatamente ela que iremos te ensinar a mudar.

Receba Novidades

A fonte do celular vem em tamanho padrão?

A fonte do celular vem em um tamanho padrão, de fábrica, considerando que o usuário não tenha nenhum tipo de dificuldade para enxergar ou na leitura.  

Essa definição leva em conta que a grande maioria das pessoas consegue visualizar as letras em um tamanho específico. Inclusive, quando se está avaliando a usabilidade de um determinado gadget, como o smartphone, por exemplo, é analisado qual o tamanho mais confortável da fonte, para não influenciar na experiência do usuário.

É possível aumentar o tamanho da fonte do celular?

Para aqueles que não se adaptam que esse “padrão”, as desenvolvedoras de smartphone permitem a mudança das configurações, de modo a tornar a fonte maior. Para tanto, não é necessária nenhuma adaptação ou atualização do gadget e a ação pode ser realizada rapidamente e por qualquer pessoa. 

Essa possibilidade já é integrada aos aparelhos, sendo, em suma, uma mudança na configuração básica.

Por que é importante aprender a mudar o tamanho da fonte do celular?

Como dito, o tamanho da fonte do celular segue um padrão que considera que o usuário não tenha problemas de visão e nem de leitura. Mas, algumas pessoas possuem dificuldades para enxergar, seja por um motivo congênito ou pelo comum processo de envelhecimento. 

Nesses casos, vale a pena tornar a leitura da tela mais confortável, aumentando o tamanho da letra. É algo simples e rápido de ser feito e nós te ajudaremos com um passo a passo bem explicadinho.

Mudando a fonte do celular: passo a passo

Ao longo do conteúdo nós já adiantamos que a fonte do celular faz parte das configurações do seu aparelho. Logo, é exatamente por lá que vamos começar o nosso processo de aumentar o tamanho das letras. Isso, em qualquer sistema operacional. 

Mas, vale destacar que as etapas para mudar podem ser um pouquinho diferentes em celulares Android e iOS. Logo, se você tem um Samsung, Xiaomi, Nokia, Motorola, entre outros que usam sistema Google, deverá seguir um passo a passo alternativo ao do Iphone. 

De toda forma, organizamos o tutorial dos dois sistemas, para que você consiga mudar o tamanho da letra em qualquer aparelho.

Mudar o tamanho da fonte do celular no Android

Para fazer a alteração do tamanho da fonte nos celulares Android, você precisa seguir esse passo-a-passo: 

  • Acesse “Configurações” no menu principal;
  • Após, clique em “Acessibilidade”. Uma lista de opções se abrirá e você deverá escolher a opção “Tela”; 
  • Nessa aba, clique em “Tamanho da fonte”. Você vai notar que ela traz a informação “padrão”, estando configurada com o tamanho de fábrica; 
  • Ao selecionar essa opção, uma caixa com um texto guia se abrirá e, abaixo, um controle deslizante. Mudando de um lado para outro, você poderá alterar o tamanho da fonte conforme seu interesse, tornando-o maior ou menor. O texto vai te ajudar a ter uma visualização melhor de como as letras ficarão na tela.

Você também tem a opção de mudar o tamanho dos ícones dos apps, tornando-os maiores ou menores. Para tanto, basta clicar na opção “Tamanho da exibição” e usar o mesmo controle deslizante para realizar a alteração. 

De uma marca para outra pode haver algum tipo de variação em nomenclatura das abas, mas, essencialmente, esse é o processo para todos os celulares que usam sistema Android.

Mudar o tamanho da fonte do celular no Iphone

Se o seu celular é um Iphone e você quer mudar o tamanho da letra, o processo de alteração segue este processo: 

  • No menu principal, acesse a opção “Ajustes”; 
  • Após, clique em “Acessibilidade”. Uma lista se abrirá e você deve escolher a função “Tela e tamanho do texto”;
  • Ative a opção “Texto Maior” e, com o controle deslizante, escolha o tamanho que considera ideal de fonte para a sua usabilidade confortável; 
  • Após, salve as novas configurações.

Nos sistemas iOS você tem a possibilidade de realizar diversas alterações além do tamanho da fonte, como usar negrito, reduzir a transparência, aumentar o contraste e inserir filtros de cor. Todas essas funções ajudam a ter uma experiência melhor de leitura para pessoas com dificuldade de visão.

Quando eu mudo o tamanho da fonte do celular, todos os apps mudam?

Confira se ao mudar o tamanho da fonte do celular, todos os apps mudam também

Confira se ao mudar o tamanho da fonte do celular, todos os apps mudam também

Algo que vale a pena ser destacado é que, ao realizar a mudança do tamanho da fonte, alguns aplicativos podem não ser afetados. Isso acontece, principalmente, com aqueles cujo tamanho da letra é próprio e podem exigir que você faça uma configuração específica. Um bom exemplo é o Chrome para celular.  

Os únicos aplicativos que mudarão automaticamente o tamanho da fonte, são aqueles que já vem instalados do sistema do aparelho.  

A alteração máxima para os outros, se dará pelo nome do aplicativo na bandeja de apps, que aumentará conforme a nova configuração. Dentro do app, a especificação continua a mesma da criadora do software

Mas, nós nos adiantamos e já preparamos um segundo guia, que servirá para te ajudar a aumentar a letra nas principais redes sociais.

É possível mudar o tamanho da fonte do celular no WhatsApp?

Você pode tornar a fonte do WhatsApp maior e mais confortável para a sua leitura. Para tanto, você deve seguir esse passo a passo: 

  • Abra o aplicativo; 
  • Toque em “Mais opções”. São aquelas três bolinhas que ficam no canto superior direito; 
  • Escolha a opção “Configurações”;
  • Após, escolha a opção “Conversas”. Na tela que se abrirá, você deve selecionar “Tamanho da fonte”. Diferente das opções de configuração do celular, no WhatsApp você tem três tamanhos disponíveis: pequena, média ou grande. Aumente e diminua conforme seu interesse.

Facebook e Instagram

O aplicativo do Facebook é um dos que se modifica automaticamente quando você altera o tamanho da fonte nas configurações do celular. Para aplicar o novo padrão, basta que você reinicie o app e ele já aumentará sozinho. 

Mas, se o tamanho ainda não for bom o suficiente, você pode contar com o recurso do zoom. Para tanto, basta juntar ou afastar os dedos arrastando-os sobre a tela.  

O processo é o mesmo para aumentar o tamanho da fonte do Instagram.

Tem app que muda a fonte do celular?

Se o seu interesse, além de mudar o tamanho da fonte, também é de alterar o estilo da grafia, você pode contar com aplicativos que fazem essa configuração extra. Com eles, você personaliza as letras, modificando completamente o padrão que vem de fábrica.

Algumas opções de apps com essa funcionalidade são: 

  • Fonts: disponível para Android e iOS; 
  • Creative Cloud: exclusivo para iOS; 
  • Smart Launcher: exclusivo para Android; 
  • Galaxy Store: exclusivo para aparelhos Samsung, que utilizam o sistema operacional Android.

Mas, vale a pena acrescentar que, tal qual acontece com a mudança nas configurações do próprio celular, alguns aplicativos podem não ser modificados mesmo com a alteração feitas por esses apps. 

Também, alguns modelos de aparelho vêm com a opção de alterar o estilo da fonte nas configurações padrões. Confira se o seu smartphone tem essa função agregada.

Vale a pena aprender a mudar o tamanho da fonte do celular?

Se você tem dificuldade para enxergar ou conhece alguém que tenha, com certeza já se deparou com situações de não conseguir entender o que está na tela do celular. Por isso, vale muito a pena aprender a corrigir esse problema. 

Agora, com as nossas orientações, você poderá aumentar a fonte do seu telefone, de seus pais, avós e até daquele amigo que sempre sofre para ler as letrinhas pequenas. Chega de ficar apertando os olhos ou esticando o braço! 

Resolva, de uma vez por todas, o problema das letras miúdas e tenha uma experiência de uso do celular bem mais confortável!

Planos de celular

Conheça os pacotes móveis para sua casa ou empresa que o Melhores Ofertas oferece:

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos