Como Formatar o Celular: Aprenda a Fazer Isso Sozinho!

Como Formatar o Celular: Aprenda a Fazer Isso Sozinho!

Flavio Flavio 05 nov 2021

Quando o telefone começa a dar problema e você não está disposto a gastar com o novo, formatar o celular se torna uma opção muito válida. Esse tipo de ação ajuda a reduzir o consumo de bateria, além de diminuir os travamentos e o superaquecimento.  

O problema é que nem todo mundo sabe como fazer isso em casa, sem precisar recorrer a um técnico. E, nem sempre temos disponibilidade para deixar o aparelho em alguma assistência. Ficar sem telefone por algum tempo é algo quase inadmissível ultimamente. 

Então, vale a pena aprender a realizar a formatação sozinho, utilizando os recursos do próprio celular! 

Para isso, nós preparamos um guia orientativo, que vai te ajudar nessa tarefa. Assim, você vai conseguir melhorar o desempenho do seu telefone, sem precisar recorrer à ajuda externa.

Veja mais sobre:

O que significa formatar o celular?

Formatar o celular nada mais é que restaurar as suas configurações de fábrica. Entenda: quando o telefone é produzido, ele é feito com as especificações ideais para garantir o seu máximo desempenho. Porém, com o uso frequente, download de apps, cache e dados salvos, isso vai comprometendo a eficiência do aparelho. 

Por isso, a formatação é indicada quando ele chega em um nível de comprometimento que leva ao travamento, superaquecimento e consumo desenfreado de bateria. O processo, portanto, visa eliminar toda essa “sujeira” digital e deixá-lo exatamente como estava quando saiu da fábrica.

Receba Novidades

Se eu formatar o celular eu perco tudo?

Se considerarmos o que significa formatar o celular, a premissa é que a ação realmente faça uma limpeza profunda no sistema do aparelho, eliminando todo tipo de arquivo que possa estar prejudicando o seu desempenho e retornando-o ao modelo original. 

Logo, se ele voltará ao que era quando chegou até você, não terá os seus documentos nele, concorda? 

Por isso, toda formatação elimina arquivos, fotos, mídia, documentos, PDFs, entre outros itens que não são essencialmente parte do sistema. Mas, é perfeitamente possível realizar o procedimento sem perder os seus dados pessoais e é exatamente sobre isso que trataremos no próximo tópico.

Como evitar perder o que tem no celular? 

Uma maneira muito simples de evitar perder o que tem em seu celular, quando for realizar a formatação, é fazer um backup desses dados. Essencialmente, o backup é uma cópia de segurança e significa que você estará “guardando” os itens em outro lugar que não seja na memória do seu telefone. 

Atualmente, os backups podem ser programados para serem realizados automaticamente, enviando os seus arquivos para drives e nuvens. Mas, se não é o seu caso, basta realizar o processo manualmente, selecionando os documentos e fazendo o upload.  

Enviar por e-mail, salvar no computador via cabo USB ou passar tudo para um cartão de memória também são possibilidades a serem consideradas.  

Tem como formatar o celular sem perder os arquivos e sem fazer backup? 

Infelizmente não há uma maneira de formatar o celular e evitar a perda de arquivos sem que você faça um backup. Afinal, como viemos reforçando ao longo do conteúdo, essa ação visa restaurar o aparelho na mesma configuração de quando ainda não tinha sido usado. 

Então, antes de investir na formatação, tenha a certeza de que já guardou todos os documentos que não quer perder. Aposte nas alternativas que te indicamos, como salvar em um drive, pen-drive, computador e, até mesmo, em seu e-mail.

Como formatar o celular: passo a passo

Formatar o celular não é uma tarefa muito complicada e pode ser realizada agora mesmo, por você, em sua casa, sem precisar recorrer a nenhum software específico. Basicamente, o que você fará é reconfigurar o seu telefone, para otimizar o seu desempenho e deixá-lo tão rápido quanto se estivesse novo. 

Porém, algo que precisamos destacar, é que dependendo do sistema operacional do seu aparelho, o método de formatação pode mudar. Por isso, organizamos as orientações considerando sistemas iOS, Android e Windows. 

Veja qual deles é compatível com o seu telefone e siga o passo a passo correto!

Como formatar o celular iOS

O sistema iOS é exclusivamente utilizado nos iPhones e, diferente do que muita gente pensa, também é possível formatar esses celulares em casa, sem precisar levar até um técnico. Para tanto, basta seguir esses caminhos, veja: 

  • No menu principal, acesse a função “Ajustes”; 
  • Selecione a aba “Geral”; 
  • Procure, no menu que irá se abrir, a opção “Redefinir” e clique nela. Após, selecione “Apagar conteúdo e ajustes”; 
  • Será solicitado que você confirme a sua senha. Faça isso e, depois, clique em “Apagar iPhone”.

Caso o seu iCloud esteja desatualizado, aparecerá um alerta indicando essa falha. Nesse caso, você deve escolher entre apagar todos os dados, prosseguindo com a formatação, ou realizar o backup previamente, atualizando as informações. 

Após escolher a opção que deseja, basta prosseguir com a confirmação da senha e o iPhone será restaurado.

Como formatar o celular Android

O sistema operacional Android é o mais utilizado, estando inserido nos modelos da Samsung, Xiaomi, Motorola, entre outras marcas bastante reconhecidas. Para esse sistema, o processo de formatação é um pouco diferente do apresentado anteriormente, mas infinitamente mais simples. Nesse caso, você deve prosseguir da seguinte maneira: 

  • Acesse “Configurações”, no menu principal;
  • Escolha a opção “Fazer backup e redefinir”; 
  • Selecione “Restaurar padrões de fábrica”. Isso irá apagar tudo, incluindo os apps baixados.

Para os celulares com esse sistema operacional, continua sendo válida a indicação de realizar o backup previamente, caso não queira abrir mão dos seus arquivos.

Como formatar o celular Windows

Por fim, o último sistema operacional em utilização nos celulares, é o Windows. Mesmo que ele seja menos comum que os outros dois dos quais já falamos, ainda assim há pessoas que se adaptaram ao modelo e que também desejam aprender a formatar seus telefones. 

Para tanto, eles devem seguir esse passo a passo: 

  • No menu de configurações, clique em “Sobre”; 
  • Escolha a opção “Restaurar configurações de fábrica”. Uma janela de aviso se abrirá, informando o que irá acontecer com o telefone, caso você prossiga com a ação; 
  • Confirme a mensagem e dê um “ok” para continuar com a restauração ao modelo de fábrica.

Em quais situações formatar o celular é indicado?

Em quais situações formatar o celular é indicado

Veja quando é indicado que você formate o seu celular

A formatação serve, principalmente, para eliminar todo tipo de arquivo prejudicial que esteja ocupando a memória do seu celular. E, mesmo que você seja extraordinariamente cuidadoso ao baixar apps e acessar páginas, ainda assim não é impossível que esses indesejáveis acompanhantes venham e se alojem em seu dispositivo. 

Então, vale a pena recorrer à essa limpeza profunda sempre que o telefone esteja apresentando problemas de funcionamento, ou que o seu desempenho não seja mais o mesmo de quando você comprou. 

Indicamos que você realize a formatação quando: 

  • Os apps param de funcionar; 
  • O celular está travando muito; 
  • O aparelho está esquentando mais do que o habitual; 
  • bateria está acabando muito rápido.

Na grande maioria dos casos, são vírus e arquivos corrompidos que comprometem a funcionalidade dos aparelhos celulares e acabam consumindo mais bateria. Por isso, antes de pensar em trocar de modelo, vale a pena experimentar uma formatação completa. 

De quanto em quanto tempo devo formatar o celular?

Não existe um prazo determinado de quando você deve realizar a formatação do seu celular. No entanto, é comum que os aparelhos comecem a ter uma redução de seu desempenho com dois anos de uso contínuo. Por isso, vale a pena restaurar as configurações após esse tempo, para garantir que ele continuará funcionando com toda a eficiência que você conhece e aprova.

Formatar o celular em casa é seguro?

Ao seguir as nossas orientações, formatar o celular em casa se torna totalmente seguro. Mesmo porque, você não irá mexer em nenhuma parte do hardware do seu telefone, de modo que não há nenhum risco direto envolvido. 

Apenas fique atento para seguir o passo a passo que identificamos e, assim, garantir a formatação da maneira correta.

Qualquer pessoa pode formatar o celular?

Há mão de obra especializada nesse tipo de serviço por aí, que faz a formatação de telefones, cria arquivos de backups e deixa o seu celular tinindo como um novo. São os técnicos e as assistências. Eles investiram na capacitação do seu trabalho e, hoje, são profissionais qualificados. 

Porém, com as dicas que separamos, qualquer pessoa conseguirá formatar o celular, mesmo não tendo um conhecimento tão profundo sobre o assunto. Isso porque, basicamente, o que nós ensinamos foi a recuperar as configurações de fábrica, fazendo uma “limpeza” total. 

Mas, se você quiser um serviço mais refinado, sem precisar se preocupar com backup e nem quer correr o risco de fazer essa formatação sozinho, vale a pena contar com a ajuda dos profissionais.

Vale a pena aprender a formatar o celular?

Quando você está em uma situação em que o desempenho do seu aparelho não melhora, mesmo após apagar arquivos e dar aquela geral no cache dos apps, formatar o celular se torna a opção mais viável. 

E, se você quer ter a segurança de que poderá garantir esse benefício a qualquer hora, sem precisar marcar com um técnico e abrir mão do telefone por um período mais longo, vale a pena aprender a fazer isso você mesmo. 

Nunca mais sofra com celular travando e nem superaquecendo! Aplique as nossas orientações e mãos à obra!  

Planos de Celular

Quer saber quais são os Planos de Celular mais baratos das principais operadoras? Se ligue nos artigos que o Melhores Ofertas desenvolveu individualmente para cada uma.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos