Como melhorar a performance do seu celular?

Como melhorar a performance do seu celular?

Flavio Flavio 06 out 2020

O seu celular está apresentado lentidão? Não se preocupe, o Tudo Celulares irá lhe mostrar como melhorar a performance do seu celular, seguindo alguns truques que irão fazer total diferença na otimização do aparelho. 

Nada melhor do que um telefone móvel que abre aplicativos, fotos e vídeos de uma forma rápida, com transições de telas suaves parecido com celulares novos que acabaram de sair da loja. Por isso, vamos lhe ajudar a recuperar uma parcela do vigor do seu aparelho.

Vamos lá!

Neste artigo você descobrirá como minimizar a demora de processamento dos celulares com sistema Android e iOS, veja:

  • Como melhorar a performance do seu celular Android, deixando-o mais rápido e potencializando a saúde da bateria?;
  • Como melhorar a bateria do meu Iphone?.

Como melhorar a performance do seu celular Android?

Se o seu telefone móvel possui o processador Android e você tem dificuldades para abrir aplicativos, baixar conteúdos, e o celular possui a memória interna já comprometida sem espaço, se liga nas dicas abaixo para potencializar a sua experiência. 

Limpe o cache

Com esta ação você elimina informações salvas anteriormente e abre espaço para que novas sejam salvas.

Vá em Configurações > selecione “Aplicativos” e abrir o menu > escolha o app desejado > pressione a opção “Apagar dados ou limpar dados”.

Caso o seu Android esteja no 6.0 ou superior, é só você clicar em “armazenamento” > limpar cache. 

Atenção! Remover o cache pode perder algum histórico ou senha de acesso. Certifique-se de que não perderá nada importante

Remova apps sem utilidades

Se você possui um grande número de aplicativos, saiba que eles consomem um grande número de memória interna, por isso é importante se livrar daqueles que não estão sendo utilizados. 

Acesse a o Google Play ou loja de aplicativos do seu aparelho e apague todos os que você não utiliza, e libere espaço de armazenamento, potencializando a saúde do seu telefone. 

Diminua animações do sistema

Nesta opção é necessário instalar a versão “Desenvolvedor”. Vá em “Configurações” > escolha a opção “Sobre” > na função “Instalação do Software”, pressione 7 vezes em número da versão.

Retorne à tela inicial e acesse a “Opção do desenvolvedor” > selecione “Desenhos” e diminua as escalas de animações que desejar. São três opções: animação da janela, animação de transição e duração do animador, você pode desativar as três, se preferir. 

Salve fotos e vídeos na nuvem

Para diminuir o espaço de memória utilizado e melhorar a performance do seu celular, você pode armazenar a quantidade que quiser de fotos e vídeos na nuvem, o que melhora o desempenho do seu celular. É mais recomendável realizar esse processo utilizando o seu Wi-fi, pois os seus dados móveis podem não dar conta. 

Retorne às configurações de fábrica

Este recurso deve ser utilizado em último caso, ou se você quiser mudar de conta no aparelho por algum motivo. Com essa funcionalidade é possível deixar o celular com as configurações prévias, ou seja desassociar tudo aquilo que você alterou no aparelho. 

Em “Configurações” > selecione “Fazer backup & redefinir” > escolha “Configuração original”. Verifique se o backup está ativo, será necessário informar a senha do dispositivo, caso tenha uma cadastrada. 

Vale ressaltar que ao aplicar esta ação no seu telefone, você perderá todos os seus dados, fotos e senhas salvas, certifique que tudo esteja armazenado em um outro local para você recuperar após o procedimento 🙂

Contrate um plano de celular melhor

Se você está usando uma rede de internet ruim isso também pode prejudicar a velocidade e a duração da bateria do seu celular. Usar uma conexão mais rápida consome menos do celular em um download do que uma rede mais lenta. 

Por isso, por exemplo, sair de um Plano Pré-Pago simples e ir para um Controle ou Pós-pago, ou então, usar a internet fixa, aumentará a velocidade e a duração da bateria.

Como melhorar a bateria do meu iPhone?

Como melhorar a bateria do meu iPhone
Potencialize a saúde da bateria do seu iPhone

Você possui um iPhone e quer otimizar a bateria do aparelho? Caso tenha atualizado recentemente o seu dispositivo para o iOS 14, vale considerar as dicas que o Tudo Celulares selecionou para você.

Acompanhe o relatório de bateria

É super importante você acompanhar diariamente o relatório que a Apple fornece em seu iPhone para acompanhar tempo em que o seu smartphone está sendo utilizado. 

Dá para saber quanto tempo você passa utilizando o celular e qual é o aplicativo responsável pelo maior tempo de uso. Com isso você pode acompanhar e possivelmente se policiar para economizar bateria.

Acesse “Ajustes” > Bateria e veja estes dados. 

Atualize todos os apps

Toda vez que há a atualização de um novo iOS, todos os aplicativos do iPhone devem ser atualizados, pois muito apps podem consumir mais bateria se não são adaptados ao novo iOS. 

Basta você acessar a Apple Store e clicar nos apps que você deseja atualizar, e pronto!

Desinstale aplicativos sem uso

Sabe aquele app que você instalou para testar? Aquele jogo que você não joga há anos? Ou aquele aplicativo de loja virtual que você quase não usa? Então… a melhor coisa a se fazer com eles é excluí-los para diminuir o espaço em uso do dispositivo. 

Para esta ação você precisa pressionar o ícone do app e depois > selecionar a opção “Excluir”.

Confira mais dicas importantes para melhorar a performance do seu celular e bateria Apple:

  • desligue as atualizações em 2° plano (Ajustes > Geral > Atualização em 2° plano);
  • desative o 4G em lugares com pouca cobertura (Ajustes > Celular > Voz e Dados);
  • utilize mais o Wi-fi do que o 4G ou 3G;
  • desabilite o “Elevar para Despertar” (Ajustes > Tela e Brilho > Elevar para 

Despertar);

  • reduza o uso do GPS em alguns apps (Ajustes > Privacidade > Serviço de Localização);
  • desligue o “Solicitar conexão do Wi-fi” (Ajustes > Wi-Fi > Solicitar Conexão);
  • ative o carregamento otimizado de bateria;
  • deixe o celular com a tela virada para baixo em superfícies como mesas;
  • desative o “Análise e Melhorias” (Ajustes > Privacidade > Análise e Melhorias);
  • selecione um tempo mais curto para o bloqueio da tela (Ajustes > Tela e Brilho > Bloqueio Automático);
  • diminua o brilho da tela;
  • use o modo “Pouca Energia” (Ajustes > Bateria);
  • diminua a animação do sistema (Ajustes > Acessibilidade > Movimento);
  • desligue o “E aí Siri” (Ajustes > Siri e Busca);
  • desabilite as notificações inúteis (Ajustes > Notificações);
  • desligue o Plush dos e-mails (Ajustes > Mail > Conta > Obter Novos Dados);
  • use mais vezes o modo escuro;
  • utilize wallpaper estáticos;
  • use carregadores homologados.

Conclusão!

Além do Android o sistema iOS também permite que você mesmo utilize de recursos dentro dos aparelhos para otimizar a saúde da bateria e melhorar o desempenho do dispositivo. 

É importante ressaltar que os celulares sofrem desgaste natural com o tempo, e com isso vão ficando mais lentos ao passar dos dias, ou seja com as dicas que o Tudo Celulares lhe passou é possível minimizar esses danos ao passar do tempo. 

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos

Selecionamos os melhores planos de telefonia, internet e tv por assinatura para o seu perfil.