Qual foi o primeiro celular da Samsung? Quando ele foi lançado?

Qual foi o primeiro celular da Samsung? Quando ele foi lançado?

Maria Maria 18 set 2019

A empresa sul-coreana é uma referência no mercado tecnológico. Com um início simples e cheio de dificuldades, ela cresceu, quebrou barreiras e tornou-se uma das maiores empresas de tecnologia.

Atualmente a Samsung conta com um vasta linha de produtos, que vão desde smartphones, notebooks e processadores até televisores e eletrodomésticos. De fato, é uma empresa que distribui seus produtos pelo mundo inteiro.

O smartphone mais conhecido da Samsung sem dúvidas é o Galaxy; mas a história da empresa começa muito antes dele ser lançado, e de maneira alguma, podemos acreditar que ela concentra seus produtos apenas nesta linha de smartphone.

A história da Samsung é recheada de curiosidades e particularidades. Conheça a seguir qual foi o primeiro celular e quando ele foi lançado pela Sammy; além de curiosidades a respeito da história de uma das maiores empresas do mundo.

Receba Novidades

Qual foi o primeiro celular da Samsung?

A Samsung é uma empresa centenário, ou seja, é bem antiga, e a sua linha de smartphones começou ainda cedo; em meados de 1985 iniciou as pesquisas e foi em 1988, quando ela lançou seu primeiro dispositivo móvel telefônico capaz de fazer e receber ligações, o Samsung SH-1000.

Era um aparelho grande, largo, com antena na parte superior, um visor e uma vasta quantidade teclas; o padrão dos celulares da época.

O curioso é que esse foi o primeiro celular produzido em território sul coreano. Esse modelo abriu o caminho e as portas do mercado à empresa que estava ainda no início de sua jornada. Mas esse teste foi o suficiente para Lee Byung-chull (fundador e dono da Samsung) perceber que a empresa estava no caminho certo e que quanto mais investissem nesse mercado de smartphones, mais teriam sucesso.

Apesar do teste, o celular não foi um sucesso de vendas, longe disso, ele possuía alguns problemas e claro, precisaria ainda de muita experimentação e aperfeiçoamento. Há uma média de vendas desse celular que foi de 1.000 a 2.000, o que é considerado pouco se levarmos em consideração o quanto os celulares da Samsung são vendidos atualmente.

Mas esse foi apenas um teste, a fase inicial da empresa, logo ela lançaria outros produtos e desbancaria o conglomerado da Hyundai e tornaria-se a maior empresa da Coreia do Sul.

Samsung: muito além do Galaxy

Basta pesquisarmos para ver o quão grande é a Samsung, atualmente, ela é a empresa que mais vende smartphones no mundo, desbancando inclusive a maior concorrente Apple.

Mas nem tudo foram rosas no caminho da Samsung, no início, era bem simples, inclusive não tinha nenhum produto tecnológico, ou mesmo avançado.

O grupo surgiu em 1938, com o foco de produtos como peixes, legumes, frutas, voltados para a exportação destes alimentos para Pequim e para a Manchúria. O fundador Lee Byung-chull, iniciou a empresa com apenas 30.000 wons e expandiu rapidamente, tanto que alguns anos depois a empresa já contava com seus instrumentos próprios e novas perspectivas no mercado; nas décadas seguintes, abriu sua primeira loja de departamento e expandiu ainda mais sua área de atuação.

“Samsung” significa 3 estrelas, na Coreia do Sul, o número 3 é considerado um número poderoso e de muita sorte.

Mas a empresa chegou no mercado tecnológico 30 anos depois do ser fundada. em 1969, a Samsung-Sanyo Eletronics deu as caras e entrou de vez no mercado tecnológico e em 1977 mudou de nome para Samsung Eletronics e inicialmente, o principal produto produzido era televisores preto e branco, do modelo P-3202. E em poucos anos já dominava o mercado com mais de 4 milhões de televisores vendidos.

Samsung: Uma potência mundial

Com o passar dos anos, a empresa passou a investir em outros mercados, não apenas o eletrônico, mas o petroquímico e o químico; desta maneira, outras vertentes e departamentos da própria Samsung foram criados, como é o caso da Samsung Heavy Industries Company, Samsung Precision Company, entre outras. E logo começou a exportar seus televisores para o mundo todo. Além dos eletrônicos, os eletrodomésticos produzidos pela empresa sul coreana fizeram muito sucesso, como fogão, micro ondas e geladeiras; fato que aumentou ainda mais as exportações.

E não parou por aí,  o primeiro celular foi lançado em 1988, mas nessa época, quem dirigia a empresa era o filho do falecido fundador, Lee Kun-hee e a companhia já estava produzindo televisores a cores e exportando.

Mas foi na década de 90 que a Samsung entrou de vez no mercado mundial e tornou-se uma das maiores empresas do mundo. Com a crescente tecnológica, e a constante transformação do mundo, ela não ficou de fora e começou a investir pesado para quebrar barreiras e até certos preconceitos que os ocidentais tinham com os produtos vindos do Oriente.

Tanto que adquiriu empresas da Inglaterra e Estados Unidos para expandir seu mercado no Ocidente e conseguiu. Junto à globalização, a Samsung entrou no mercado ocidental, oferecendo produtos nunca vistos por aqui. Tanto que em 1992 foi a primeira empresa a produzir uma TV LCD do mundo todo.

Receba Novidades

Galaxy: o carro-chefe dos smartphones

A Samsung lançou em 2009 o primeiro Samsung Galaxy, um celular compacto, moderno e que possuía o sistema Android. Diferente dos outros que acabavam de ser lançados, o Galaxy veio para ficar e encontrou seu principal concorrente a altura, o iPhone.

Desta maneira, até hoje, Samsung e Apple concorrem para ver quem faz o melhor celular. Mas como o mercado está sempre em constante expansão e transformação – ainda mais quando falamos de meios tecnológicos – novos aparelhos podem surgir a qualquer momento.

Vale lembrar que muitas outras empresas vêm crescendo, mas desde 2010 até hoje, com certeza o maior duelo é entre Apple X Samsung.

A linha Galaxy diversificou o mercado e chamou atenção de todos. Pela primeira vez a empresa estava produzindo celulares de ponta. E a expansão continuou, tanto que a linha é até hoje o carro chefe da empresa que possui uma linda história de expansão, quebra de barreiras até tornar-se uma potência mundial.

E você? tem um Samsung Galaxy ou algum outro produto da Sammy? Deixa nos comentários o que acha dele!

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos

Selecionamos os melhores planos de telefonia, internet e tv por assinatura para o seu perfil.