Qual a diferença entre as memórias UFS 2.1, 2.2, 3.0 e 3.1?

Qual a diferença entre as memórias UFS 2.1, 2.2, 3.0 e 3.1?

Renan Renan 28 abr 2022

Ao comprar um novo celular ficamos sempre atentos às suas principais características. Velocidade do processador, quantidade de memória RAM, armazenamento interno disponível, qualidade da câmera, dentre outros aspectos. Todas essas características são essenciais, uma vez que definem o desempenho dos aparelhos. Todavia, hoje falaremos sobre um dado geralmente pouco observado: a memória UFS.

Para começar, vamos entender o que é a tecnologia UFS e quais as principais diferenças entre as suas variadas versões. Atualmente, temos UFS 2.1, 2.2, 3.0 e 3.1 disponíveis no mercado. Nós, do Tudo Celulares, preparamos esse artigo para você conhecer mais sobre o assunto e, assim, fazer escolhas mais conscientes para o seu uso. Vamos lá?

Vá direto ao ponto:

Diferença entre as memórias UFS 2.1, 2.2, 3.0 e 3.1
Diferença entre as memórias UFS 2.1, 2.2, 3.0 e 3.1

O que é memória UFS

O padrão UFS define a sigla “Universal Flash Storage”, e diz respeito à velocidade de leitura e escrita dos dados no seu smartphone. A tecnologia pode ser comparada com um SSD em um computador, por exemplo. Ou seja, ela fornece uma maior velocidade na instalação e na transferência de arquivos, quando comparada aos padrões anteriores de memória. Nas memórias UFS, os dados são lidos e gravados simultaneamente, através de dois canais diferentes.

Em suma, a tecnologia serve para melhorar o desempenho do seu dispositivo, permitindo a rápida instalação e transferência de dados, otimizando o seu uso. Tarefas simultâneas também podem ser feitas sem que o celular perca performance, graças ao padrão UFS.

Quando surgiu a memória UFS

A primeira vez que vimos a memória UFS sendo aplicada em um smartphone foi em 2015, com o Samsung Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge. A tecnologia era chamada “UFS 2.0” e apresentava uma velocidade de 350 MB/s de leitura e 150 MB/s de gravação.

De lá para cá, o padrão se popularizou cada vez mais, sendo aplicado em praticamente todos os celulares. Ademais, a tecnologia evoluiu e novas versões surgiram, das quais faremos comparações adiante.

Memória UFS 2.1

Primeiramente, a memória UFS 2.1 foi lançada em abril de 2016, estando presente em diversos celulares. Entre eles podemos citar, por exemplo, o “Motorola Moto G60”, ”Samsung Galaxy M31”, “Samsung Galaxy Note 10 Lite” e “Xiaomi Redmi Note 9 Pro”.

Apesar de ser a mais antiga dentre as disponíveis atualmente no mercado, ainda é utilizada, sobretudo em celulares considerados intermediários pelas marcas. Em outras palavras, ainda que “ultrapassada” dentre as UFS, a tecnologia é superior a outras formas de memória utilizadas anteriormente.

A UFS 2.1 possui velocidade de 860 MB/s de leitura de dados e 255 MB/s de gravação.

Memória UFS 2.2

Sendo uma versão aprimorada da supracitada, a UFS 2.2 foi lançada em agosto de 2020, estando presente em diversos celulares. Como exemplo podemos citar o “Xiaomi Redmi Note 11”, ”Poco M4 Pro 5G”, “Xiaomi 11 Lite 5G NE” e “Infinix Note 10 Pro”.

O padrão 2.2 manteve as velocidades encontradas no 2.1, sendo 860 MB/s de leitura de dados e 255 MB/s de gravação. Entretanto, a novidade aqui é a presença da tecnologia chamada “Write Booster”. Esse recurso torna a escrita em armazenamento mais veloz, diminuindo o tempo para copiar arquivos e abrir aplicativos.

Memória UFS 3.0

Lançada em janeiro de 2018, a memória 3.0 traz diversas melhorias, considerada superior às outras duas que acabamos de ver. Ela está presente em celulares como: “Samsung Galaxy Note 20 Ultra”, ”OnePlus 8 Pro”, “Huawei P40 Pro” e “Xiaomi Mi 10 5G”.

As principais vantagens estão no aumento das velocidades de seu funcionamento. Aqui, temos 2.100 MB/s de leitura e 410 MB/s de gravação. Ademais, também possui a tecnologia Write Booster, presente na UFS 2.2. Além disso, ainda é válido citar que ela pode diminuir o consumo de bateria do celular, uma vez que funciona também em 2,5V.

Memória UFS 3.1

Lançado em fevereiro de 2020, é o padrão mais recente da tecnologia UFS. Está disponível nos dispositivos mais novos, dentre eles: “Samsung Galaxy S22”, “S22+” e “S22 Ultra”, “Xiaomi 12 Pro”, “OnePlus 9 Pro” e ”Motorola Moto G200 5G”.

A velocidade de leitura se manteve igual a versão anterior, 2.100 MB/s. Todavia, a gravação está muito mais veloz: são 1.200 MB/s. Um dos diferenciais desse padrão é o suporte à tecnologia “Performance Throttling Notification”, que notifica o sistema em casos de superaquecimento que afetem a memória. Uma vez que podem causar danos, saber se há um superaquecimento é o primeiro passo para impedi-los. Ademais, temos a tecnologia “DeepSleep”, que prolonga a vida útil da bateria, colocando o celular em um modo de baixo consumo quando pouco utilizado.

Por enquanto, o padrão 3.1 de memória UFS é o mais recente e tecnológico disponível no mercado, estando presente nos principais celulares recém-lançados.

Esperamos que tenha ficado claro o que é a tecnologia de memória UFS e quais as principais diferenças entre as suas versões. Mantenha-se sempre conectado no Tudo Celulares para estar atualizado sobre todo o universo de celulares e tecnologia!

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos