O que é o eSIM?

O que é o eSIM?

21 dez 2021

Componentes tecnológicos estão ficando cada vez mais compactos. Com os chips de celular não é diferente. No começo, estes já pequenos dispositivos eram de um tamanho básico, mas ainda um tanto grandes. Com o tempo, eles foram diminuídos para sua versão “mini” e logo depois o “nanoSIM” foi lançado. Seguindo o mesmo caminho, o próximo passo foi a mais uma diminuição. E assim o eSIM foi lançado para trazer mais inovação e simplicidade.

Aprenda mais sobre esse mini eletrônico com a gente.

Sobre o eSIM:

Tipos de chip
Tipos de SIM

O que é o eSIM?

O eSIM é a sigla para Embed Subscriber Identity Module (Módulo embutido de identidade do assinante), cuja função é armazenar as informações dos usuários, igual aos SIM atuais.

Possuindo apenas 5 milímetros, equivale à metade de um nanochip e diferente das versões anteriores, é um dispositivo que não pode ser comprado separadamente. Além disso, possui uma memória interna de 512G, muito maior do que os 128G que o nano pode armazenar.

Resumindo, ele salva contatos e dados do seu plano de telefone. Seu diferencial é que ele é integrado diretamente no smartphone, extinguindo o uso dos chips convencionais.

Como funciona o eSIM?

O eSIM vem soldado no aparelho de telefone, com isso você não precisar mais ir em uma loja comprar um chip, como antigamente. Diferentes dos traducionais SIMs, que eram usados apenas por uma operadora, esses podem armazenar dados de mais de uma linha ou operadora, funcionando quase como um Dual SIM.

Além disso, a portabilidade entre operadoras também é fácil, já que poderá ser feita remotamente, sem a necessidade de comprar outro SIM. Porém, ainda e preciso seguir os protocolos de mudanças que podem ser demorados.

Algo interessante a se destacar é que alguns telefones, como os Iphones, possuem capacidade para ter um eSIM e ao mesmo tempo, o Dual SIM.

Vantagens e desvantagens do eSIM

Assim como toda tecnologia, existem vantagens e desvantagens em se ter um eSiM.Confira quais são e decida se vale a pena adquirir um smartphone ou smartwatche com essa tecnologia:

Vantagens

Além de não ser preciso comprar outro chip toda vez que quiser trocar de operadora, o eSIM possui outras facilidades:

  • Mais segurança;
  • Duas linhas no mesmo chip;
  • Conexão simultânea com aparelhos que também possuem um eSIM, como smartwatches;
  • Impossível de quebrar ou perder por acidente, já que ele não é removível;
  • Mais tranquilidade para viagens internacionais, por não ser necessário comprar um novo chip.

Desvantagens

Quando comparado com as vantagens, suas desvantagens são bem pequenas:

  • É mais complicado transferir seu número para outro celular. É necessário ativar o chip no aparelho novo sempre que precisar;
  • Baixa disponibilidade de smartphones compatíveis com a tecnologia.

É seguro ter um eSIM?

Por ser diretamente acoplado no telefone e impossível de remover, é possível localizá-lo no caso de furto ou perda, pois a conexão com a rede não é cortada. Também é possível utilizar informações privadas para autenticar redes, trazendo maior segurança.

Com isso, essa se mostra a opção mais segura do momento para quem investe alto em um telefone.

Quais operadoras têm eSIM?

O eSIM já está inserido no mercado há um tempo, porém ainda não é muito disseminado. Mas mesmo assim as principais operadoras disponibilizam aparelhos telefônicos com a tecnologia para compra. Confira e aproveite os melhores planos de internet do Melhores Ofertas para seu smartphone com as operadoras:

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos