Novo iPhone 11: as expectativas se confirmaram?

Novo iPhone 11: as expectativas se confirmaram?

Maria Maria 06 ago 2019

O iPhone causou uma revolução no mundo dos smartphones, portanto, mesmo com algumas frustrações no lançamento de novos aparelhos, sempre há expectativa em torno de como será o próximo modelo a ser colocado no mercado. Intitulado obviamente de iPhone 11, o mais novo smartphone da Apple é bastante aguardado pelos antenados em tecnologia para celulares.

O que esperar do iPhone 11, afinal? Quais novidades ele irá trazer? Agora que ele foi lançado oficialmente, podemos verificar se os rumores eram reais, e assim saberemos se podemos confiar nessas previsões.

Receba Novidades

Uma tela um pouco mais elaborada

Quanto ao tamanho e ao formato da tela desse novo iPhone 11, era bem provável que as suas dimensões se mantivessem as mesmas. A especulação era que o display do aparelho fizesse uso da tecnologia AMOLED, ou mesmo a OLED, o que promete deixar as imagens bem mais nítidas e brilhantes do que dos aparelhos das versões anteriores.

A espessura, por sua vez, ficaria mais fina, contando com uma resposta mais rápida do touch, o que deixaria o celular mais dinâmico em suas funcionalidades.

Previsões confirmadas! A dimensão da tela se manteve a mesma, e o grande interesse no aparelho fez com que a Apple precisasse até encomendar mais telas Super Amoled de sua rival Samsung, que é quem produz esse tipo de tela hoje.

Nesse aspecto, parecia que teríamos uma novidade interessante pois, após o vazamento de imagens, esperava-se que a Apple finalmente utilizaria telas de cristais de safira, porém essa  produção se mostrou inviável pela sua principal fornecedora de telas de cristal GT Advanced.

Design com poucas modificações

Ao que tudo indicava, o seu design seria mais ou menos semelhante ao iPhone XS, com uma tela de 5.8 polegadas, além de um notch na parte superior para o Face ID, e, por fim, bordas bem finas, o que de fato aconteceu.

Havia uma grande possibilidade, segundo constam algumas fontes, que a parte traseira do aparelho fosse feita de uma única peça de vidro, incluindo aí uma câmera bem protuberante, o que também aconteceu, para a decepção de alguns fãs da marca, que acharam esse visual “grosseiro”.

Ainda de acordo com especulações, as dimensões do aparelho deveriam ser de, aproximadamente, 143,9 x 71,4 x 7,8 mm (nessa última parte, 9 mm, se incluirmos a câmera traseira). Fora isso, o iPhone 11 também ganharia um certificado IP68 contra água e poeira, o que daria um nível de proteção ainda maior ao aparelho.No fim, o iPhone 11 chegou na dimensão de 150,9 x 75,7 x 8,3, porém com a confirmação do certificado IP68.

Câmeras pra dar e vender

A possibilidade mais provável era do iPhone chegar ao mercado com nada menos do que três câmeras traseiras, e mais um flash LED, que estariam alinhadas entre si num formato que seja triangular. Especulava-se que dois dos três sensores traseiros seriam, respectivamente, de 10 e 14 megapixels.

As 3 câmeras se confirmaram como o esperado, porém os sensores traseiros vieram com a mesma quantidade de megapixels: 12 cada.

A câmera frontal, por sua vez, teria 10 megapixels, e possivelmente seria posicionada em um notch um pouco menor. Tudo isso seria justamente para que o usuário pudesse tirar fotos com uma qualidade e nitidez bem maiores, e, nesse sentido, poder competir com o Google Pixel 3 XL e o Huawei P30 Pro. Aqui, uma grande novidade: a câmera frontal também veio com 12 megapixels, mantendo a qualidade das câmeras traseiras.

Também havia rumores de que a Apple fizesse modificações em seu sistema de câmera TrueDepth frontal, o que permitiria ter um processo de identificação facial do usuário. Isso sem contar que segundo Ming-Chi Kuo, analista da própria Apple, os iPhones fabricados daqui por diante terão um novo iluminador de inundação. O objeto é melhorar o Face ID, diminuindo, dessa forma, o impacto da luz ambiente.

Rumores confirmados! A nova câmera de 12 megapixels TrueDepth capta mais detalhes, monta fotos mais naturais através de seu novo sistema de HDR e, por fim, trouxe um Face ID 30% mais rápido e fácil de usar –  autenticação, dentre todos os smartphones, mais segura.

Bateria bem mais potente

Uma novidade do novo iPhone que muitos estavam ansiosos, que também se confirmou, se refere a sua incrível bateria de 4.000 mAh. Ou seja, um aumento de potência bem significativo se comparado, por exemplo, ao XS Max. Mas, por que esse aumento? Simples: para se adequar à nova função de compartilhamento de carga nos dispositivos do aparelho. No modelo Pro Max, ela finalmente chegou, de fato, nos 4.000 mAh (3.969).

Nos modelos 11 e 11 Pro, as baterias são de, respectivamente 3.110 mAh e 3.190 mAh.

Juntando isso com a modificação de posicionamento da câmera traseira, a bateria não tem mais o formato em “L”, e sim, algo mais quadrado, deixando, dessa forma, a placa lógica exatamente em cima da bateria.

Adaptador USB-C a caminho

Ok, esse rumor aqui não é necessariamente uma novidade, mas, agora  a Apple finalmente decidiu fazer uma troca que, pra muitos, será bem-vinda: um adaptador USB-C de 18W em substituição ao antigo adaptador de energia USB de 5W. Por sinal, alguns canais de informação já haviam confirmado isso com fornecedores da China.

O melhor é que além do iPhone 11, todas as versões do smartphone incluirão esse mesmo adaptador (uffa!). Com esse adaptador, a Apple promete uma recarga de até 50% da bateria em cerca de 30 minutos.

Receba Novidades

Frequência e desempenho maiores e mais eficazes

Uma das funcionalidades que mais os usuários de celulares gostam é a possibilidade de seus aparelhos rodarem games com facilidade. E, no caso do iPhone 11, uma notícia deve agradar os amantes de um bom jogo: uma frequência de tela bem maior. Se a última versão desse celular vinha com 60 Hz de frequência, o novo iPhone confirmou suas telas com 120 Hz.

Com essa confirmação, é a primeira vez que um celular da Apple terá uma maior taxa de atualização. Só lembrando: este componente já fazia parte do iPad Pro.

Já quanto ao desempenho, era bem provável que o iPhone XI viesse com o novo chip A13 Bionic. Este, por sua vez, é sucessor do A12 Bionic, que é usado em modelos como, por exemplo, o iPhone XS e o XS Max. Essa informação também foi confirmada, deixando o aparelho bem mais rápido.

Apesar de especulações, a grande maioria das informações se confirmaram, o que sempre deixa uma pulga atrás da orelha: o que é especulação e o que é, de fato, vazamento de informação? O que eram vazamentos propositais?

É fato que, com produções cada vez mais globais e descentralizadas, é muito mais comum que se obtenham informações de antemão, principalmente de fornecedores. Não conseguimos dizer se esse tipo de vazamento é bom ou ruim para a empresa, mas que eles geram ansiedade e aumenta a expectativa pelos lançamentos, não há dúvidas!

Planos de telefonia e internet móvel Oi empresas

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos

Selecionamos os melhores planos de telefonia, internet e tv por assinatura para o seu perfil.