Conheça o mundo direto do seu celular com o Google Earth

Conheça o mundo direto do seu celular com o Google Earth

Lucas Lucas 20 jan 2022

Viajar é caro, não é? Visitar outros estados, passear por pontos turísticos e conhecer novos ambientes pode sair muito caro, e também, no contexto de pandemia, muito perigoso. Porém, graças ao Google Earth qualquer um pode vislumbrar a beleza do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, a incrível arquitetura do Taj Mahal na Índia ou quaisquer outros lugares, famosos ou não, que se deseje conhecer.

Com o Google Earth o mundo está ao alcance de alguns cliques e uma tela de carregamento. Ficou curioso? Vem com a Tudo Celulares, que vamos te ensinar como fazer suas férias gratuitas e divertidas, apenas usando o Google Earth no seu celular.

O mundo em um clique:

O mundo na palma da sua mão
O mundo na palma da sua mão

O que é o Google Earth?

Google Earth é um software desenvolvido e distribuído pela Google, cuja função é apresentar um modelo tridimensional do globo terrestre, construído a partir de mosaico de imagens de satélite, obtidas de diversas fontes, imagens aéreas e GIS 3D.

Sendo assim, ele consegue reproduzir, na tela do seu celular, qualquer lugar do mundo registrado em seu banco de dados. É possível andar pelas ruas livremente e até mesmo cruzar países. Além disso, o aplicativo não está limitado apenas ao planeta terra, como o nome indica (“Earth” significa “Terra”, em inglês). Ele também disponibiliza imagens da lua, onde você pode se sentir como um dos astronautas que estiveram e fotografaram o lugar.

Ele está disponível tanto para aparelhos Android quanto iOS.

Qual a diferença entre o Google Earth e o Google Maps?

O Google Maps é também um aplicativo muito popular de navegação. E essa é sua principal função, facilitar a navegação dos seus usuários pelos mais diversos locais. Por exemplo, se você busca como sair de sua casa para uma agência de banco próxima, mas não sabe o caminho, usando o Google Maps ele te mostrar a rota mais confiável.

Porém, se seu objetivo é passear pelos mais diversos locais do mundo de maneira livre e fácil, o Google Earth é seu melhor amigo. Ele visa a aventura da viagem, muito mais do que o deslocamento entre pontos A e B.

Quais as vantagens de usar o Google Earth?

Como já dito, o Google Earth cria as versões 3D daquilo que registra, o que dá ao seu usuário uma perspectiva e noção muito mais próxima da realidade do que os modelos bidimensionais.

Além do visual, o aplicativo também traz informações sobre localidades, cidades, estados, etc. Por exemplo, ao clicar no nome de um lugar, ele oferece diversas curiosidades sobre a história, além de detalhes geográficos (área, população e fronteiras) e sociais (faculdades, clubes esportivos).

O Google Earth também te permite compartilhar os locais que encontrou com seus amigos, e para isso não é necessário estar logado em sua conta Google. Você também pode criar um projeto no aplicativo ou site, e nele adicionar localizações como desejar. E não seria super interessante fazer uma lista com os lugares que você deseja conhecer?

Com tais informações, até facilita na hora de escolher para onde viajar em seguida.

Principais recursos do Google Earth

Assim que abrir o aplicativo, o usuário irá se deparar com um pequeno tutorial com as principais funções do aplicativo.

É possível pesquisar os lugares que você deseja visualizar diretamente pela lupa ou então, na navegação livre, fazendo movimentos de pinça e rolagem para alcançar onde deseja.

Você pode alternar para visualização de fronteiras e outras informações geográficas, como latitude e longitude.

Função navegante

No recurso de navegante, é possível assistir timelapses (lapsos de tempo) que mostram as mudanças de um determinado lugar com o passar dos anos. Assim como a expansão urbana e os avanços do aquecimento global ao redor do mundo. Essa função vem acompanhada de algumas informações por escrito, para deixar ainda melhor sua pesquisa.

Jogos

O Google Earth também libera alguns jogos que envolvem conhecimentos, que podem ser adquiridos no próprio aplicativo ou externamente. Por exemplo, ele pode perguntar e responder sobre sons de animais, sítios arqueológicos, lagos e museus do mundo, etc.

Camadas

As camadas permitem que você visualize conteúdos geográficos de vários aspectos do mundo, de maneira diferente e aprofundada. Seja em 3D, fotos, imagens de satélite, cobertura glacial do mundo, áreas atingidas por furacões, entre outros.

Street View

Muito semelhante ao Street View do Google Maps, essa função irá te levar em caminhadas pelas ruas do mundo a fora, porém com menos foco no urbano comum e mais no dinâmico e aventureiro. Conheça vias do Japão, ferrovias indianas, ou até mesmo ruas da Nova Zelândia. Você pode ir onde a sua imaginação quiser.

Cultura

No menu cultura, o Google Earth fala sobre particularidades dos vários países. Métodos de inclusão, arquitetura, personalidades importantes, culinária, comemorações e muito mais.

Viagens

Como o nome já entrega, esse recurso apresenta os locais ideais para se visitar em uma viagem. Até mesmo dando dicas de lugares que podem despertar seu interesse. Há nele infinitas possibilidades.

Educação

Por último, a aba “Educação” possui uma abordagem mais academicista, ao tratar de temas como a arquitetura de pontos turísticos, geometria de castelos, sustentabilidade, etc.

Está esperando o quê para baixar o Google Earth e ver o mundo sob uma nova perspectiva? Qual vai ser o primeiro lugar que você vai visitar?

O que preciso para usar bem o Google Earth?

Por estar carregando literalmente um mundo inteiro, para usar o Google Earth em toda a sua capacidade, é necessária uma boa conexão à rede. Quem tiver internet lenta terá dificuldades em visualizar os modelos 3D, ou até mesmo navegar pelo globo. Por isso, não deixe de contratar os planos do Melhores Ofertas e, assim, viajar o mundo todo com apenas alguns cliques:

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos