Como ver sua avaliação no Uber como cliente?

Como ver sua avaliação no Uber como cliente?

Mariana Mariana 06 maio 2022

Se você utiliza os serviços Uber com frequência, já sabe que ao fim de cada corrida o passageiro pode dar uma nota ao motorista. Da mesma forma, o motorista pode avaliar o cliente, sendo disponibilizada uma avaliação mútua.

Ao clicar no seu perfil, você tem acesso a seus dados, viagens e uma nota, podendo variar de uma até cinco estrelas. Entretanto, a Uber disponibilizou uma forma de conferir quantas vezes você recebeu determinada quantidade de estrelas.

Por isso, nós, do Tudo Tecnologia, separamos para você o passo a passo de como acessar suas avaliações enquanto cliente. Quer conferir? Vem com a gente!

Vá direto ao tópico de seu interesse:

Ícone da Uber
Ícone da Uber

Por que existem as avaliações Uber

Em primeiro plano, no aplicativo da Uber, os prestadores de serviços e os clientes podem ser avaliados com estrelas, entre uma e cinco. Logo, é preciso manter uma avaliação elevada, para que os motoristas continuem na plataforma e para que os clientes tenham acesso às viagens.

A nota pode definir o futuro do motorista e vice-versa, entretanto, ela deve passar por quesitos como segurança, educação e qualidade do serviço. Já no caso da avaliação do cliente, contam fatores como pontualidade e cordialidade. Sendo assim, existem algumas áreas que influenciam na relevância da avaliação.

Gratificação

Ao realizar a avaliação, você pode ir além de escolher uma quantia de estrelas, deixando um comentário que relate algo interessante. Vale detalhar os serviços do motorista, a qualidade das atividades prestadas, as boas condições do veículo e tudo o que couber para agradecer o trabalhador.

Assim, ao mostrar gratidão pelo trabalho oferecido, o motorista é incentivado a manter um bom trabalho. Consequentemente, sua nota aumentará e ele ganhará preferência na plataforma.

Otimização

Sob o mesmo ponto de vista, uma boa e detalhada avaliação poderá otimizar os serviços prestados. Ou seja, quando um motorista está com baixas avaliações e críticas negativas, ele recebe orientações para otimizar seus serviços.

A média do motorista parceiro deve ser superior a 4,7, caso contrário, ele recebe e-mails com avisos para melhorar as atividades oferecidas. Além disso, a Uber envia informações que podem ser úteis para recuperação de uma boa avaliação. Essas informações são dicas quanto ao comportamento de motoristas cinco estrelas, tais como:

  • Confirmar o destino antes do início da viagem;
  • Manter os diálogos necessários com o passageiro, por exemplo, perguntar sobre um caminho de preferência;
  • Manter o carro limpo para próximas viagens;
  • Se comportar de forma profissional e agradável;
  • Se vestir de forma profissional e adequada;
  • Confirmar se o usuário não deixou nada no veículo após sair.

Assim, caso as situações prejudiciais se repitam ou a média se mantenha muito baixa, o motorista pode ser suspenso ou banido da plataforma. Contudo, alguns motoristas relatam que, mesmo seguindo as dicas de recuperação e boas práticas, têm dificuldades. Isso porque, os usuários podem ser muito arrogantes, ou porque alguns motoristas (de Uber e táxi) solicitam corridas para diminuir a média de outros prestadores.

Os serviços Uber durante a pandemia

A Accenture, empresa focada em tecnologia, realizou uma pesquisa no Brasil, com o objetivo de entender as mudanças nos serviços de transporte durante a pandemia. Ela abordou, também, o funcionamento do cotidiano de quem começou a atuar como motorista nesse período.

Assim, os serviços Uber se popularizaram entre os usuários e se tornaram uma fonte de renda essencial para 81% dos entrevistados. Ademais, muitos dos prestadores parceiros estavam desempregados antes de iniciarem o trabalho na plataforma, ou haviam passado por redução de horas em seus empregos.

Por fim, 76% dos motoristas parceiros e entregadores que iniciaram na plataforma no período pandêmico descrevem o serviço como “um trabalho satisfatório”.

Como acessar minhas avaliações

Agora que já sabe a importância das avaliações e dos serviços Uber nesse período, quer conferir se você é um passageiro cinco estrelas? Fique por aqui!

Conferir a frequência de suas notas é muito fácil, o primeiro passo é clicar no ícone do seu perfil. Em seguida:

  1. Acesse a opção “Configurações” e clique em “Privacidade”;
  2. Na aba de “Privacidade”, selecione o botão “Central de Privacidade”;
  3. Ao visualizar a opção “Quer ver um resumo do seu uso no app da Uber?”, clique em “Ver resumo”;
  4. Role a opção de resumo até que apareça “Ver minhas avaliações”;
  5. Depois de clicar, você terá acesso à média das avaliações e a frequência de cada uma.

Ainda na Central, você pode abrir seu resumo de dados, mostrando a quantia de corridas feitas, o número de pedidos pelo Uber Eats e a modalidade de corrida mais escolhida. Sendo assim, são diversos dados armazenados que te definem como cliente.

Como melhorar minha nota?

O método de avaliar os usuários foi requisitado pelos motoristas parceiros. Assim, eles podem avaliar os passageiros desagradáveis e manter o padrão da plataforma.

Caso você queira melhorar sua nota como passageiro, a própria Uber dá algumas dicas:

  • Chame o Uber quando já estiver pronto;
  • Espere o veículo no lugar escolhido;
  • Não jogue lixo no carro;
  • Não bata a porta do carro com muita força;
  • Não perturbe o motorista pedindo para infringir regras de trânsito ou parar em lugares errados.

Em suma, motoristas e passageiros devem manter a educação ao longo do trajeto, para que haja respeito mútuo. Assim, ambos terão avaliações altas e continuarão na plataforma de maneiras adequadas.

E você, conseguiu acessar sua nota com o nosso passo a passo? Você é um passageiro cinco estrelas ou terá que seguir as dicas para recuperar sua avaliação? De qualquer forma, ficou bem mais fácil com a nossa explicação, não é? Então fique por aqui! No Tudo Tecnologia você tem acesso a esse e outros assuntos.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos