Como transformar o seu celular em um roteador de Wi-Fi

Como transformar o seu celular em um roteador de Wi-Fi

Felipe Felipe 20 maio 2020

Certamente, os celulares possuem mil e uma funções que são bastante úteis nas tarefas do nosso dia a dia. Mas você sabia que eles também podem servir como roteadores de Wi-Fi? Isso mesmo.

Afinal, pense na seguinte situação: você precisa acessar suas redes sociais, está na rua e os seus dados acabaram. O que fazer, então? Comprar um novo pacote de dados? Não. Você simplesmente pode usar a rede Wi-Fi da região.

Quer saber de que forma é possível fazer isso? Acompanhe a leitura, quer explicaremos como.

Receba Novidades

Algumas ressalvas

Antes de aprender como realizar esse tipo de procedimento, é importante ficar atento a alguns pormenores em relação a esse recurso. Primeiro de tudo, ao fazer isso, você precisará gastar muita energia do seu celular. Isso sem contar o fato de que será criada uma demanda extra de download. É por isso, que após o uso desse recurso, é preciso desligar o celular.

Fora essas questões, o mais indicado é se conectar a celulares de pessoas que sejam de confiança, visto que alguns podem usar táticas de hacker para roubar informações pessoais suas, o que não é nem um pouco raro de acontecer.

Em suma, certifique-se de que o seu aparelho esteja com a bateria em dia, e com espaço suficiente para realizar esse procedimento, malem de tomar cuidado com pessoas mal intencionadas.

Ressalvas feitas, vamos às dicas.

Procedimento no iPhone

Caso o seu aparelho seja um iPhone, o passo a passo tem que ser feito começando pelo acesso ao atalho de Ajustes, localizado na página principal do seu celular. O passo seguinte é ir ao comando Celular, e depois em Acesso Pessoal. Verifique se esse recurso está ativado (é necessário que esteja).

Logo em seguida, crie (ou ajuste) a senha do seu ponto Wi-Fi, além do nome do seu aparelho. É importante permanecer nessa tela até conectar algum outro celular à uma rede Wi-Fi.

O próximo passo consiste em acessar o comando Ajustes, e em seguida, Wi-Fi. Depois, procure na lista de pontos de Internet aquele iPhone que você mesmo configurou anteriormente. Basta, então, tocar na rede Wi-Fi para finalmente se conectar.

Caso seja solicitada, você deve inserir a senha que acabou de criar para realizar o acesso pessoal daquele ponto. Já para desativar o ponto Wi-Fi basta seguir o passo a passo: Ajustes -> Celular -> Acesso Pessoal, e, por fim, desativar o recurso.

Procedimento no Android

Para transformar o seu Android em um roteador Wi-Fi, vá primeiro na gaveta de aplicativos da tela principal do aparelho, e depois acesse o atalho de Configurações ou mesmo de Ajustes (em geral, apresenta-se como um ícone cuja imagem é uma engrenagem).

Logo em seguida, você deve ur em Rede e Internet, e depois em Roteador Wi-Fi e Conexão. Só ressaltando que esse nome pode ser diferente a depender do fabricante do aparelho, porém, o reconhecimento do seu ícone é simples. Trata-se de um ponto com três círculos, um dentro do outro.

Depois, dentro da tela de Roteador Wi-Fi e Conexão, ative o botão de nome Roteador Wi-Fi. Em seguida, o passo seguinte é clicar em Configurar Roteador Wi-Fi, para, dessa forma, criar o nome do ponto de acesso, além da senha do mesmo. Por fim, clique em Salvar.

Já no outro celular, é importante ativar o acesso a pontos de Wi-Fi, e procurar o ponto do qual você configurou, clicar nele, e colocar a senha criada anteriormente. Com isso, a conexão passará a funcionar tranquilamente.

Já para desativar esse recurso, você deve refazer o caminho Configuração (ou ainda Ajustes), depois, em Rede e Internet e, finalmente, em Roteador Wi-Fi e Conexão, e desligar o comando.

Procedimento no Windows Phone (Lumia)

Para os usuários do Windows Phone, o princípio é praticamente o mesmo dos procedimentos anteriores, com a diferença de que o recurso terá o nome de Compartilhamento de Internet nessa plataforma.

O passo a passo para esse recurso é o seguinte: ao chegar na tela inicial, vá direto ao menu de aplicativos, e clique em Configurações. Logo em seguida, na aba Sistema, o procedimento é clicar em Compartilhamento de Internet.

É importante frisar que você precisará configurar a conexão da rede no comando Configurar. É nesse lugar que você irá escolher o Nome da Transmissão, que é o que aparecerá para os outros dispositivos, além de uma Senha.

No local Tipo de Segurança, você pode, inclusive, optar por não colocar nenhuma senha. No entanto, caso deseje uma senha, é importante deixar essa opção em WPA2.

Uma breve observação, inclusive: de for um Windows Phone 8.1, essas mesmas opções podem ser acessadas ao clicar em um ícone de um lápis de edição pequeno que fica no rodapé da tela.

Ao terminar a configuração, é só definir o Compartilhamento como Ativado, deixando, dessa forma, o retângulo completamente preenchido. Frisando que o nome de transsmissão ou senha vão podem conter certos caracteres (“&’<>).

Receba Novidades

Usando o recurso no cabo USB

Pois é, você também pode usar o cabo USB para conseguir conectar outros aparelhos à Internet. E, o melhor: é muito simples, tanto quanto os procedimentos anteriores. Basta ativar essa opção na mesma área, em uma opção chamada de Vínculo por USB (ou tethering).

O dispositivo que irá receber a conexão terá um comportamento que será de acordo com o sistema operacional do aparelho. Nisso, o Windows instala um drive de maneira automática. No OS X, porém, é preciso instalar o HoRNDIS para que o recurso possa ser ativado.

Saída alternativa: usar o Bluetooth

Uma boa saída para transformar o celular em um roteador também é se valer do Bluetooth do seu aparelho. Existe uma opção chamada de Vínculo Bluetooth (ou tethering ), que a paartir do momento em que é ativada, um segundo dispositivo precisa ser emparelhado ao aparelho.

É então que esse aparelho envia um sinal para que seja possível o acesso à Internet através desse recurso.

Esperamos que essas dicas sejam úteis, e que possam servir a vice em caso de urgência. Afinal, nunca se sabe quando precisaremos de uma conexão, não é mesmo?

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos

Selecionamos os melhores planos de telefonia, internet e tv por assinatura para o seu perfil.