Como Conectar o Celular na TV?

Como Conectar o Celular na TV?

Flavio Flavio 24 maio 2021

É possível usar aplicativos das lojas caso o smartphone não tenha essa opções de fábrica 

O smartphone virou uma verdadeira central multimídia, onde é possível jogar, assistir vídeos, filmes e séries, e além de tudo trabalhar. Porém, mesmo com telas de quase 7 polegadas, às vezes ainda é mais confortável fazer tudo isso em uma TV.  

Nesse post falaremos como conectar o celular na TV, seja usando funções de fábrica dos aparelhos, ou baixando apps que permitem que o smartphone interaja com a TV, mesmo se ela não for um modelo Smart. Confira! 

Como conectar seu celular à Smart TV 

Para conseguir espelhar a tela do smartphone, é necessário configurar os dois.co 

Uma opção é usar a ferramenta Scream Share, uma assistência remota que a maioria das televisões possui.Você pode habilitar a conexão entre os dispositivos, para que se consiga transmitir a imagem de um equipamento para outro.  

Algumas televisões não possuem a opção Scream Share e sim Wireless Display, porém ambas têm a mesma função ao conectar um equipamento ao outro.  

No seu smartphone, procure o recurso Transmitir na barra de notificações ou nas configurações do celular. Habilitando esse recurso, irá aparecer na sua tela quais as opções de transmissão que você pode espelhar na sua tela. 

Para que esse recurso funcione, você precisa estar com o celular e a TV conectados à internet, preferencialmente a uma rede Wi-Fi.  

Como espelhar iPhone à TV usando Apple TV  

A maneira mais fácil de espelhar iPhones, iPads ou qualquer equipamento com IOS na televisão é utilizar um dispositivo chamado Apple TV. Para conectar os iGadgets é necessário que se tenha o protocolo do proprietário AirPlay em mãos.  

Na central de controle do iPhone você pode encontrar o AirPlay para fazer o espelhamento ou o ícone de compartilhamento de tela do seu smartphone. Após identificar o aparelho, o Apple TV se conecta automaticamente. 

Como espelhar o celular utilizando ChromeCast  

O ChromeCast é um equipamento do Google que se conecta ao televisor por uma entrada HDMI, parecida com um pendrive, apenas um pouco maior.Existem versões do ChromeCast, para Android e iPhone, sendo ele um acessório democrático para conectar o celular à televisão. 

O ChromeCast precisa de energia elétrica para funcionar, podendo vir de uma fonte USB ou diretamente de uma tomada. Além disso, ele precisa de Wi-Fi para que possa transmitir as imagens de um dispositivo a outro.  

qualidade da transmissão depende da sua internet. O ChromeCast funciona como um meio de transmitir áudio e vídeo por meio da web. Em outras palavras, se sua conexão não estiver estável, pode ser que o ChromeCast não reproduza em tempo real o conteúdo exibido na tela do celular com qualidade.  

Vários aplicativos de celular podem ser reproduzidos usando o ChromeCast. Tanto streamings como Netflix, Prime Video, HBO Go, YouTube e Spotify, quanto vários jogos e plataformas online presentes na PlayStore.  

O ChromeCast tem um ícone e qualquer aplicativo que contenha ele pode ser aberto usando o dispositivo. Além disso, é possível reproduzir sites abertos pelo navegador Google Chrome.  

Para conectar o ChromeCast ao celular, antes de mais nada, é necessário que você instale o aplicativo Google Home. Ao abrir ele, clique no botão Primeiros Passos e acesse a conta Google que você deseja reproduzir.   

O aplicativo irá lhe pedir permissão para acessar a conta e você deve conceder. Quando o acesso for permitido, irá procurar dispositivos compatíveis. Clique na opção com seu ChromeCast e seu televisor irá reproduzir a sua tela.  

Como conectar seu celular à TV usando um cabo USB 

Se você não tiver uma Smart TV, ou um dispositivo como o Apple TV ou ChromeCast para fazer essa conexão, calma! Nem tudo está perdido. Vários cabos podem servir para fazer o espelhamento do celular ao televisor.  

Para quem usa Android, usar um cabo pode ser o meio mais simples para fazer o espelhamento. Isso vai depender de dois fatores principais: a entrada que seu celular possui e a que a sua televisão tem.  

O mais comum e que praticamente todos os smartphones têm, é a entrada USB. Para que se consiga conectar o celular com sua televisão é necessário que exista uma compatibilidade entre os equipamentos.  

Alguns modelos de televisão conseguem reproduzir fotos e arquivos do celular através da porta USB, como se fosse um dispositivo externo, como um pendrive, por exemplo. Quando você conecta o celular ao USB do televisor, pode manipular a mídia que quer abrir através do controle remoto.  

É importante que você fique atento ao que a TV suporta que seja aberto. Isso depende do modelo, e se ela é compatível com MTP, que transfere mídias ou PTP, que exibe imagens.  

Os modelos mais recentes de TVs e smartphones utilizam a entrada USB Tipo C, que é mais universal, reduzindo os problemas de compatibilidade entre equipamentos. 

Como conectar seu celular à TV usando cabo HDMI 

Uma outra forma fácil de conectar o celular à televisão é utilizar um cabo HDMI. Com ele existem dois meios de espelhar a tela do celular na TV, usando diferentes tipos de conexão.  

A primeira forma de usar a porta HDMI, é utilizando um cabo com conexão MHL, que geralmente tem uma conexão microUSB para o celular. Se esse cabo não encaixar no seu celular por ter a porta tipo C, também não é problema, você pode encontrar adaptadores que o conectem. Esse tipo de cabo, no entanto, depende de uma fonte de energia, que no caso é a própria televisão. 

A outra forma é usando um cabo Slimport, que ao contrário do cabo MHL não necessita de uma fonte de energia externa. A principal desvantagem é que por ser muito menos comum, geralmente tem um custo muito maior. 

O uso do cabo HDMI é, por sua vez, bastante intuitivo. Basta conectar o cabo à entrada correspondente na TV e no celular e acessar a entrada de vídeo HDMI usando o controle remoto. Daí, basta navegar como preferir através do celular. 

Mas atenção: nem todos os celulares possuem compatibilidade com MHL e Slimport. Alguns celulares como os da marca Sony, Nokia e Samsung só se conectam usando a via MHL. Asus e Blackberry, no entanto, só utilizam da via Slimport. 

Como conectar iPhone à TV usando cabo 

Se você quer transmitir o conteúdo do seu iPhone à tela da sua televisão, é necessário utilizar um adaptador VGA ou AV na entrada de carregamento. A partir disso, a conexão é feita com um cabo HDMI, assim como foi mencionado anteriormente. 

Se seu iPhone descarregar também há uma solução. A maior parte dos adaptadores possui entrada para que se possa carregar ao mesmo tempo que a tela está sendo transmitida na televisão. 

Aplicativos para fazer espelhamento de celular na TV

Assim como os aplicativos foram sendo adaptados com o tempo e hoje nos ajudam em diferentes momentos do dia, de tirar fotos à contratar um plano de internet online, não seria diferente com a funcionalidade de espelhar telas.. Existem aplicativos que ajudam a acessar o que você tem no celular na televisão se necessário. 

Um aplicativo que oferece essa funcionalidade de espelhamento de tela é o Nero Streaming Player. Nele, os conteúdos do celular podem ser transmitidos na tela da sua TV. É um aplicativo gratuito tanto para Android, quanto para iOS, onde os usuários podem reproduzir mídias em vídeo, áudio ou imagem para a televisão. 

A desvantagem é que para que o aplicativo funcione é necessário ter um ChromeCast da Google ou estar se conectando a uma Smart TV. Por outro lado, é um aplicativo totalmente sem publicidade.  

Para funcionar no entanto é necessário que tanto a televisão, caso se trate de uma Smart TV, ou o dispositivo de conexão, caso esteja usando ChromeCast estejam conectados a uma mesma rede wi-fi, além do celular é claro. 

Para utilizar, baixe o aplicativo Nero Streaming Player no celular através da Play Store ou da Apple Store, caso utilize iPhone. Com o aplicativo aberto em mãos, você escolhe as mídias que quer reproduzir e transmitir para a TV.  

Outro aplicativo que realiza esse tipo de função é o ApowerMirror. Funciona somente para Android, mas nele é possível ccompartilhar streaming de vídeo, arquivos, jogos e muito mais. 

Para usar essa ferramenta, baixe na Play Store e com o aplicativo aberto em mãos conecte aos dispositivos disponíveis. É um dispositivo de configurações simples e de fácil uso até para quem não tem familiaridade com essas ferramentas. 

O LetsView é mais um aplicativo que permite o espelhamento do celular direto à televisão, gratuito e de fácil uso. Os dispositivos devem ser usados quando conectados a uma mesma rede Wi-Fi.  

Funciona tanto em Android quanto em iOS e além disso é possível transmitir streamings, abrir arquivos de diversas mídias, jogos e muito mais.  

Como parear os serviços de streaming entre o celular e a TV 

Serviços como o Youtube estão disponíveis em diversas televisões como Smart TVs, Google TV, Android TV, mas existe uma possibilidade de que haja uma sincronização entre o celular e a TV.  

Para fazer isso, você deve entrar no aplicativo do YouTube na sua TV e entrar em “Configurações” e depois selecionar “Parear dispositivos”. Vai aparecer um código na tela que deve ser anotado para que você consiga parear no celular.  

No seu celular, abra o aplicativo do YouTube, e vá em Configurações. Em seguida, clique na opção TVs conectadas e em Adicionar uma TV. Nesta opção, você deve adicionar o código que anotou na TV. 

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos