Celular causa miopia?

Celular causa miopia?

Felipe Felipe 20 maio 2020

Há muitas verdades e muitas lendas quanto ao uso excessivo de celulares em relação à nossa saúde. Uma das dúvidas é se fazer uso desse aparelho por muito tempo pode ou não causar miopia.

A seguir, vamos esclarecer melhor essa questão.

Receba Novidades

A miopia no mundo e a sua relação com os celulares

De maneira bem resumida, podemos dizer que a miopia é um problema da visão que dificulta enxergar de longe. Trata-se de um erro refrativo do globo ocular. Ou seja, a imagem dos objetos é focada de maneira incorreta (na frente da retina), fazendo com que a visão Dio que está longe pareça turva, sem foco.

Segundo a Academia Americana de Oftalmologia (AAO), até o ano de 2050, metade da população mundial terá essa enfermidade, e de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a miopia é a terceira causa de cegueira entre as pessoas.

Importante destacar que o crescimento desse problema está acontecendo mais no Oriente, ou mais precisamente, na Coreia do Sul, no Japão, na China e em Singapura. E, são justamente nesses países onde se começou a usar os celulares e outros aparelhos eletrônicos bem recentemente. Daí, já podemos supor que pode haver alguma correlação.

Aqui no Brasil, por exemplo, as pessoas passam cerca de 4 horas diárias, em média, na frente de uma telinha de celular (ou mesmo em qualquer outro aparelho eletrônico). Ao mesmo tempo, de acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, esse comportamento de passar muitas horas por dia na frente de algum aparelho eletrônico está, de alguma forma, aumentando a incidência de miopia.

Por que a luz dos eletrônicos pode prejudicar a visão?

Simples: justamente por ser artificial. Nosso sistema ocular foi feito para captar a luz natural do ambiente. Claro, na falta de uma iluminação natural para enxergarem as coisas, o jeito foi criar algo artificial, como as lâmpadas, por exemplo. No entanto, os nossos olhos só aguentam determinada intensidade de luz, e mesmo assim, não pode ser por muito tempo.

Fora essa questão, quando aproximamos demais os nossos olhos de um aparelho eletrônico, estamos, na prática, forçando a nossa visão a uma acomodação ocular. O problema é que os músculos dos olhos humanos trabalham como se fossem uma espécie de zoom, que capturam a imagem numa movimentação repetitiva. Quando forçamos a nossa visão numa luz artificial, estamos contribuindo, portanto, para o surgimento de uma miopia.

É por isso, inclusive, que o mais recomendável para se evitar problemas oculares desse tipo é que estejamos por mais tempo ao ar livre, captando a luz natural das coisas. Evidente que fatores hereditários e congênitos também contribuem para o surgimento da miopia, mas, evitar ficar tempo demasiado na luz do celular (e de qualquer outro eletrônico) já ajuda bastante.

Cuidados para evitar a miopia

Quando a questão recai única e exclusivamente nas costas do uso de aparelhos eletrônicos, a recomendação é bem simples, porém, certeira: descanse a sua visão, e não exagere no uso desses aparelhos. O mais recomendável, por exemplo, é que a cada hora mexendo no celular, devemos deixar os nossos olhos descansarem por, pelo menos, 20 minutos. Esse tempo precisa ser usado, inclusive, para olhar pontos distantes, sem a necessidade de tanto esforço.

Além disso, há a contribuição que a luz natural também pode oferecer. Por isso, passar mais tempo ao ar livre (especialmente, fazendo exercícios físicos) ajuda na prevenção à miopia, e, de quebra, ajuda em outros aspectos também. Isso acontece porque a luz natural e externa auxilia a pupila a contrair, aprofundando o foco.

E, por incrível que possa parecer, a alimentação também influencia para o aparecimento ou mão da miopia. Mais especificamente, o excesso de açúcar eleva a produção de insulina, favorecendo, dessa forma, o crescimento do eixo óptico, o que caracteriza a miopia em si.

Por fim, é importante também ficar atento aos principais sinais de surgimento da doença, especialmente, nas crianças. Caso a pessoa esteja cerrando demais os olhos para conseguir ver algo mais distante, ou mesmo precisa chegar muito perto para ver algo, então, isso pode ser um sinal de começo de miopia. Cabe, portanto, ir a um oftalmologista e tirar a dúvida.

É importante fazer o diagnóstico de maneira precoce, e ir começando logo uma correção. Já o tratamento pode ser feito tanto com óculo, quanto com lentes de contato. Cirurgia a laser também corrige o problema. Porém, é importante ficar ciente de quem se submete à cirurgia, deixa de usar óculos, porém, continua míope.

Receba Novidades

Não custa ressaltar: cuidado redobrado com as crianças

De forma cada vez mais precoce, crianças e adolescentes estão usando o celular para muitas de suas atividades do dia a dia. Claro, trata-se de um ótimo veículo de comunicação e de informação, indiscutivelmente. Porém, assim como os mais jovens estão mais vulneráveis a todo tipo de enfermidade, com a miopia não é diferente, e esse problema pode surgir justamente com o excesso do uso do celular.

Inclusive, de uns 20 anos pra cá, já estava ocorrendo uma tendência de aumento de miopia entre as crianças, devido a questões comportamentais, visto que, cada vez mais, elas passam a maior parte do dia em ambientes fechados (brincando em casa e não na rua, por exemplo). Essa falta de luz natural veio, portanto, a aumentar a incidência dessa doença. E, com o aumento do uso do celular e de outros aparelhos eletrônicos, essa tendência só veio se confirmar.

É imprescindível que se detecte o problema desde cedo, pois a miopia pode agravar o desempenho da criança na escola. Ou seja, um acompanhamento de um especialista na área tem que ser feito desde cedo para se evitar problemas. E, claro, tem a questão do uso excessivo do celular também. Recomenda-se, por exemplo, que só se tenha um celular próprio depois de uns 13 ou 14 anos de idade, e que crianças fiquem na frente do computador o mínimo possível.

Porém, se mesmo assim, a criança antes dessa idade, insistir em ter um celular, que o seu uso seja o máximo consciente possível, com controle dos pais ou responsáveis, pois, dessa forma, a própria saúde dos mais jovens agradece.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos

Selecionamos os melhores planos de telefonia, internet e tv por assinatura para o seu perfil.