Os celulares mais esquisitos do mundo: conheça 12 modelos bizarros!
Pode parecer que isso nunca aconteceu, porque o nosso subconsciente tende a sublimar situações constrangedoras, mas há um tempo atrás houve uma onda de lançamentos daquilo que podemos chamar de “os celulares mais esquisitos do mundo”.
E pode acreditar, isso não é uma força de expressão!
Com modelos futurísticos, em uma corrida para lançar aparelhos com funcionalidades no mínimo extravagantes, as empresas de tecnologia colocaram a criatividade para funcionar. Até demais, se formos avaliar bem.
E não vai achando que essa leva de celulares esquisitões foram exclusividade de pequenas e inovadoras organizações, porque tem nomes bem conhecidos na lista dos 12 celulares mais estranhos que já foram lançados.
Quer saber quais são?
Navegue por tópicos:
- Os 12 celulares mais esquisitos do mundo;
- Porque esses aparelhos são considerados esquisitos?;
- Os celulares mais esquisitos do mundo funcionam normalmente?;
- Quer comprar um dos celulares mais esquisitos do mundo?;
- O que achou dos celulares mais esquisitos do mundo?
Os 12 celulares mais esquisitos do mundo!
Nós organizamos uma nostálgica lista com 12 aparelhos bastante peculiares, e que foram febre no momento em que foram lançados. Mesmo porque, apesar de ter uma aparência no mínimo duvidosa, eram o que havia de mais moderno no mercado, com toda a tecnologia da época agregada.
Está preparado? Então, vamos lá!
Samsung P300
Para começar a lista, vamos mostrar que até mesmo as gigantes da tecnologia podem cometer erros graves. O Samsung P300 ainda é um dos celulares mais esquisitos do mundo! Isso porque, além de ter uma interface toda bagunçada, é design era muito parecido com o de uma calculadora. E olha que a Samsung, mesmo nessa época, já produzia aparelhos muito bonitos!
C91 Golden-Buddha Phone
O C91 Golden-Buddha Phone parece um dispositivo que Lara Croft usaria em uma de suas aventuras. O celular tem o formato de concha e é extremamente luxuoso, com detalhes em ouro e inscrições budistas em um teclado redondo. Estranho demais!
Mas, apesar desse design diferente, suas características não eram ruins: tela de 2 polegadas, câmera de 1,3 megapixels e suporte para dois chips. Para a época, um ótimo celular!
Receba Novidades
Haier P7
Outro dos celulares diferentes foi o Haier P7, que também parece saído do cinema, dessa vez das telas de M.I.B. Homens de Preto. Comprido e fino, ele tinha uma minúscula tela na extremidade superior, de apenas 64×128 pixels. Era pouco atraente e com um design bem duvidoso. Mas, tinha uma autonomia de 6 dias com uma única carga. Talvez durasse tanto porque fosse difícil de usar.
Microsoft Kin
A Microsoft não deu sorte no lançamento de seus celulares e o Kin é uma prova disso. Além de já ter sido atrasado em seu lançamento, o modelo não atraiu o público, que não conseguiu entender exatamente o conceito que a empresa pretendia lançar. De tamanho médio e cantos arredondados, perdeu, inclusive, para o seu próprio irmão: o Windows Phone 7.
Motorola StarTac Rainbow
Celular startac era o supra sumo da elegância nos anos 90, mas a Motorola passou de todos os limites quando colocou um pedaço da estrutura de cada cor. O nome “Rainbow” não era à toa. Chamativo demais, mesmo se esquecermos que os atuais seguem um conceito mais clean.
Nokia 7280
A Nokia ocupa as quatro próximas posições de nossa lista, o que demonstra que a empresa realmente acertou para dominar o mercado dos celulares mais esquisitos do mundo. Começamos com o 7280 que, sem dúvidas, parece um pen-drive. Pouco funcional para o uso, ele até se torna charmoso se pensarmos que a sua proposta era ser mais conceitual do que útil, na verdade.
Nokia 7700
O Nokia 7700 não fica tão atrás do anterior, se pensarmos em design irreverente. Porém, esse tinha mais chances de emplacar como um aparelho funcional. Apesar de grandão e de lembrar muito um videogame de mão, ele trazia alguns detalhes imponentes, como a tela touch e colorida de 3,5 polegadas. Ele também foi um dos pioneiros na inserção de aplicativos, contando com um processador de textos e de planilhas.
Nokia N-Gage
Mais um Nokia para comentarmos, agora vamos nos lembrar no icônico N-Gage. Esse foi criado exclusivamente para atrair fãs de videogame, especificamente do Game Boy. Tanto que o seu diferencial estava na renderização de jogos, algo muito inovador na época. Mas, infelizmente, não emplacou.
Nokia 7600
O último representante Nokia da nossa lista é o 7600, que também tinha um design único. Em formato de joia, seu teclado estava nas bordas do aparelho, rodeando uma tela bem grande e com boa resolução. É, de todos os que citamos da empresa, um dos menos estranhos.
Samsung Matrix
Voltando à influência cinematográfica no mundo dos celulares mais esquisitos do mundo, o icônico Samsung Matrix não poderia faltar. Afinal, ele realmente foi criado com inspiração no dispositivo utilizado na trilogia, mas, voltado apenas para uso de colecionadores. Por isso, não era exatamente o melhor celular para ser usado no dia-a-dia.
Cyrcle Phone 2.0
Quer um representante super atual na lista dos celulares mais esquisitos do mundo? Então, pesquise o Cyrcle Phone. O nome também faz jus ao design, considerando que o aparelho será redondinho, lembrando o formato de um ovo. Seu preço é um destaque negativo: em média, ele custará mais de R$5 mil.
Siemens Xelibri
Para encerrar, precisamos falar sobre o Siemens Xelibri. A empresa, que foi expoente no mercado de celulares durante certo período, trouxe essa novidade “peculiar”, de um aparelho que também era para ser um acessório de moda. Tanto que foram criadas coleções do Xelibri para combinar com looks completos. Mas, era muito estilo e pouca tecnologia. Talvez ele seja um dos representantes mais fracos em relação à hardware e recursos.
Por que esses aparelhos são considerados esquisitos?
Considerar algo “esquisito” é complicado. Afinal, sempre vai ter alguém que irá olhar o modelo e pensar que não é um celular tão estranho assim.
O conceito da beleza desses aparelhos é muito relativo, e estava ligado a um momento do mundo onde o cyber era uma tendência. É por isso que muitos deles apresentam essa influência high-tech, compilando funcionalidades de uma maneira um tanto caótica.
Porém, se formos elencar algumas características inerentes aos aparelhos de celular, podemos entender melhor porque eles foram classificados como “esquisitos”.
Design
O design de modelos slim desses celulares era muito chamativo, o que vai na contramão da tendência atual. Além disso, havia um amontoado de informações conjuntas, fosse para adaptar a funcionalidade dos itens, fosse para gerar uma identidade visual única.
Funcionalidade
Uma característica comum dos aparelhos dessa época era agregar funcionalidades. Contudo, a tecnologia ainda não estava tão avançada a ponto de inseri-las dentro do processador e transformá-las em um gadget.
Por isso, era comum ver celulares com designs especialmente criados para otimizar a sua principal função. Por exemplos, câmeras enormes e expostas em telefones cujo diferencial era a possibilidade de tirar fotos ou, também, alto falantes naqueles onde o destaque era a reprodução de áudio.
Preço
Considerando que esses aparelhos eram os “tops de linha” da época, dá para imaginar que eles não custavam nem um pouco barato. Aliás, celulares de uma forma geral, tinham seus preços salgados.
E com a promessa de mais funcionalidade, experiência de uso e tecnologia integrada, os custos subiam ainda mais. Olhando-os hoje, estão defasados, seja em capacidade ou em design, o que justifica achá-los ainda mais estranhos.
Os celulares mais esquisitos do mundo funcionam normalmente?
Em seu lançamento, eles não apenas funcionavam normalmente, como a grande maioria dos celulares mais esquisitos do mundo era o que havia de mais moderno em quesito tecnologia.
Atualmente, como estão fora de linha, pode ser mais difícil encontrar um modelo que ainda esteja atuando com toda a sua capacidade. Mas, isso não significa que seja impossível. Os colecionadores são pessoas que se dedicam a cuidar dos objetos com muito capricho e, por isso, pode ser que você encontre celulares dessa lista em perfeito estado de funcionamento.
Quer comprar um dos celulares mais esquisitos do mundo?
Se você se interessou pelos modelos e quer ter um dos celulares mais esquisitos do mundo, seja por uma paixão daquelas inexplicáveis ou apenas para curtir com um aparelho bem estranho, saiba que ainda é possível encontrá-los por aí.
Mas, não espere que eles estejam disponíveis nas lojas oficiais. Afinal, esse tipo de vergonha alheia poderia atrapalhar as vendas dos modelos ultramodernos e bonitos de hoje em dia.
Você ainda consegue encontrar pessoas vendendo esses aparelhos peculiares em fóruns específicos e, também, nos marketplaces da vida.
E prepare seu bolso: são estranhos, mas são uma raridade. Por isso, os preços são bem elevados.
Também, há alguns desses esquisitões que acabaram de ser lançados, como o Cyrcle Phone e que estão bombando por aí. Aproveite!
O que achou dos celulares mais esquisitos do mundo?
Os celulares mais esquisitos do mundo são, no mínimo, intrigantes. Afinal, nos fazem refletir sobre o “que será que essas empresas estavam pensando quando os lançaram?”.
Mas, brincadeiras à parte, vale a pena entendermos que a maioria desses aparelhos foram colocados no mercado entre 2000 e 2010, um momento em que a tecnologia dos celulares estava efervescente.
Era o momento das empresas brilharem e se destacarem diante de uma concorrência muito grande. Se hoje em dia já é difícil competir com as que estão em mais em evidência, imagine em um período onde ainda não havia, essencialmente, uma definição de qual organização era a mais importante.
Então, vamos exercitar a empatia. Até porque, eles podem não serem os celulares mais bonitos do mundo, mas são bem charmosos e tem uma boa história para contar.