O que é 5G?
O termo 5G simboliza a quinta geração da telecomunicação móvel. Em resumo, o 5G trata-se de uma rede com maior velocidade e potência, desenvolvida para comportar as novas necessidades de volume e velocidade de dados, que se multiplicam ano a ano.
mas quais são, afinal, os benefícios práticos do 5G? O que ele precisa para ser uma realidade para todos os usuários?
Receba Novidades
Entenda por que o 5G chegou para revolucionar
Tecnicamente, o 5G é a evolução da banda larga sem fio atual. O 5G promete uma cobertura mais ampla e eficiente, maiores transferência de dados, além de um número significativamente maior de conexões simultâneas. Estima-se que o 5G será capaz de entregar velocidades 50 a 100 vezes maiores, podendo alcançar até 10 Gbps.
Quais os benefícios do 5G?
A organização internacional GSMA, estabeleceu alguns critérios para o processo de implantação das redes 5G.
– As redes 5G devem consumir até 90% menos energia que as redes 4G atuais;
– Os tempos de conexão entre aparelhos móveis devem ser inferiores a 5 ms (milissegundos), face à latência de 30 ms das redes 4G;
– O número de aparelhos conectados por área devem ser 50 a 100 vezes maior que o atual;
– Devem ser realizados aumentos drásticos na duração da bateria de dispositivos rádio receptores.
Todos esses critérios aproximam o publico de uma tecnologia revolucionária e não apenas em dispositivos móveis, a internet 5G pode representar uma mudança em muitos setores da economia mundial.
“O que quer que façamos agora com nossos smartphones, poderemos fazer mais rápido e melhor”, diz Ian Fogg, da OpenSignal, empresa de análise de dados móveis.
Como a rede funciona?
Faixas de frequência mais altas – de 3,5 GHz (gigahertz) a pelo menos 26 GHz – têm uma capacidade maior, mas como seus comprimentos de onda são menores, significa que seu alcance é mais curto – ou seja, são bloqueados mais facilmente por objetos físicos.
As antenas da nova rede 5G serão acopladas às antenas que já existem e são utilizadas por nós, usuários, serão adaptadas para funcionar em paralelo com a nova infraestrutura de conexões.
Antenas menores com alcance de poucos metros, poderão ser instaladas realizarem a repetição do sinal dos dispositivos para repetirem o sinal, redirecionando-os para uma estação central.
Receba Novidades
Quando chega no Brasil?
O lançamento será depois de 2020, mas o Brasil já está se preparando para receber o maior leilão de 5G do mundo. Especialistas afirmam que o pleno funcionamento da rede ocorrerá apenas em 2025.
Será necessário que os usuários da rede adquiriam um novo celular, e fabricantes de celulares devem lançar os aparelhos 5G apenas quando as novas redes estiverem prontas. Hoje, algumas empresas já oferecem sistemas 5G e hardwares de rádio 5G, entre elas a Samsung, Nokia, ZTE,
Cinco empresas vendem hardware de rádio 5G e sistemas 5G para operadoras, são elas: Huawei, ZTE, Nokia, Samsung, e Ericsson.