O Que é uma Plataforma Mobile?

26 jul 2021

Você sabe o que é um Plataforma Mobile? No mundo dos smartphones existem dois sistemas operacionais que compartilham quase 100% do mercado de dispositivos móveis: iOS e Android. Apesar de ambos os tipos de dispositivos serem aparentemente similares, eles diferem de várias maneiras.

O Android atualmente possui mais de 80% do mercado móvel. A abertura do Android levou a uma situação em que muitos fabricantes podem tirar proveito desse sistema operacional. Por outro lado, o iOS é um sistema fechado e somente dispositivos Apple podem usá-lo.

Uma das diferenças entre Android e iOS é um conjunto de diretrizes de interface do usuário fornecidas pela Apple e pelo Google. É bom projetar aplicativos móveis de acordo com essas diretrizes, pois eles podem ajudar a fornecer uma boa experiência aos usuários.

Construir um aplicativo nativo é um processo que consome tempo e recursos, mas compensa com excelente experiência e desempenho do usuário, o que é crucial para os usuários do aplicativo.

Veja mais sobre:

O que é uma plataforma mobile?

Uma plataforma de aplicativos móveis é um conjunto de ferramentas de software usadas para projetar, criar e manter aplicativos móveis. Um subconjunto disso é a plataforma de aplicativos corporativos móveis, que fornece ferramentas de aplicativos móveis para empresas.

Essas ferramentas incluem aquelas usadas para testar aplicativos, medir análises móveis e criar interfaces para determinar o desempenho do aplicativo.

Os fornecedores geralmente oferecem uma plataforma de aplicativos móveis para clientes que desejam se tornar móveis ou entrar no mercado móvel.

A plataforma inclui ferramentas e recursos de migração que suportam uma interface móvel ou um ambiente de desenvolvimento que permite a criação de novos aplicativos voltados para os mercados Apple e Android.

Receba Novidades

Exemplos nativos de aplicativos para plataformas mobile

Uber – é um aplicativo de transporte que permite os clientes terem um serviço de taxi ou motorista com o preço mais acessível e podendo ser chamado pelo seu celular por meio do seu plano de internet. É usado por milhões de usuários.

Pinterest – é um aplicativo de imagens e textos aonde pessoas compartilham referências, receitas, trabalhos artísticos, design de interiores, etc.

Temi – um assistente de robô que ajuda as pessoas diariamente. O Temi está em desenvolvimento contínuo e o Netguru construiu uma grande parte do software neste projeto.

CarLens – um aplicativo móvel criado para iOS e Android pela equipe de pesquisa e desenvolvimento da Netguru. O objetivo é ajudar os usuários a descobrir vários modelos de carros, graças à nossa combinação de Realidade Aumentada e Aprendizado de Máquina.

Existem muitas soluções modernas que permitem criar um aplicativo móvel mais rapidamente e com um custo menor. Podemos dividi-los em duas categorias: com base nas tecnologias da Web e em várias plataformas.

Aplicativo baseado na web

Um aplicativo baseado na Web é basicamente um site ajustado para dispositivos móveis. Existem muitas estruturas e bibliotecas para criar esses aplicativos, mas a maioria delas é baseada em HTML, JavaScript e CSS (tecnologias conhecidas pelos desenvolvedores da web).

Essa solução tem algumas desvantagens, como não ter acesso aos recursos de hardware (NFC, Bluetooth etc.) e não se parece com um aplicativo nativo.

Aplicativo multiplataforma

Um aplicativo de plataforma cruzada (ou híbrido) é algo entre um aplicativo nativo e um baseado na Web. Como não é baseado em um navegador da web, a interface do usuário pode ser mais intuitiva e nativa.

Aplicativos híbridos também são mais baratos que os nativos, mas têm acesso limitado aos recursos de hardware e pior desempenho. Considere:

Desempenho – os aplicativos nativos para Android e iOS têm melhor desempenho que os aplicativos híbridos ou baseados na Web porque os componentes nativos são melhor otimizados.

Interface do usuário – aplicativos nativos podem fornecer ao usuário uma experiência realmente nativa à qual ele está acostumado. Um aplicativo nativo é executado de maneira mais suave.

Segurança – aplicativos nativos são a opção mais segura para a criação de um aplicativo, pois não dependem de estruturas de terceiros.

Acesso ao Hardware – apenas um aplicativo nativo pode tirar proveito de todos os recursos de hardware.

Desenvolvedores – há muitos ótimos desenvolvedores nativos focados apenas em aplicativos nativos e podem resolver muitos problemas quando se trata de animações ou UI mais complexas.

Custo de instalação – a configuração de um aplicativo nativo é rápida e envolve apenas algumas etapas; Para configurar um aplicativo híbrido, é necessário configurar uma estrutura externa que sempre leva mais tempo.

Estabilidade – aplicativos nativos são suportados pela Apple ou Google. É menos improvável que essas empresas abandonem o suporte para seus próprios sistemas operacionais. No caso de aplicativos híbridos, sempre existe esse risco.

Plataforma mobile empresarial

O Que é uma Plataforma Mobile?

Veja o que é uma Plataforma Mobile Empresarial?

Uma empresa pode criar sua própria plataforma de desenvolvimento de aplicativos móveis ou comprar um dos muitos produtos de terceiros disponíveis no mercado.

Os MADPs que fornecedores de terceiros vendem geralmente incluem recursos como BaaS (back-end móvel como serviço), ferramentas de desenvolvimento front-end e ferramentas de gerenciamento para APIs (Application Programming Interface).

Um MADP também pode fornecer recursos nativos, da Web  e de desenvolvimento de aplicativos híbridos, bem como ferramentas de gerenciamento de aplicativos móveis (MAM) para implantar e proteger aplicativos.

Os fornecedores de MADP incluem Appcelerator, Appzillon, Apple Xcode, Android Studio, Kinvey, Kony, OutSystems, Telerik, Salesforce, Salesforce, Xamarin da Microsoft e Red Hat Mobile Application Platform.

A Kinvey oferece desenvolvimento de plataforma cruzada para iOS e Android, enquanto a Apple Xcode e o Android Studio criam apenas aplicativos em seus respectivos ambientes.

A Red Hat Mobile Application Platform é uma oferta de código aberto e permite que os usuários criem e implantem aplicativos em um ambiente Agile.

Como escolher uma plataforma mobile?

As organizações devem considerar vários fatores ao selecionar uma plataforma de desenvolvimento de aplicativo móvel, dependendo do tipo de aplicativo que desejam criar e se precisam ou não personalizá-lo.

As melhores plataformas de desenvolvimento de aplicativos móveis devem permitir aos desenvolvedores criar, testar, depurar, implantar e manter aplicativos ao longo do ciclo de vida dos aplicativos.

Os MADPs também devem ter um extenso middleware e serviços de back-end que oferecem recursos importantes, como notificações por push, autenticação e armazenamento de dados.

Os desenvolvedores também devem escolher entre serviços baseados na nuvem ou no local, embora alguns fornecedores de MADP ofereçam os dois.

Outra consideração é usar um MADP de código baixo que não exige que os desenvolvedores tenham conhecimento de código complexo, levando ao surgimento do que é conhecido como desenvolvedor cidadão.

Agora que você já ficou craque sobre o que é a plataforma mobile, que tal conhecer os planos de celular e planos de internet que o Melhores Ofertas lhe disponibiliza? Confira todas as funcionalidades e benefícios desses serviços. Saiba mais.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos
Sair da versão mobile