Sem categoria
Entenda o que é IMEI
Os dispositivos eletrônicos, incluindo nossos smartphones, possuem uma série de recursos que, muitas vezes, nem sequer sabemos que existem. Um bom exemplo disso é o IMEI. É possível que você já tenha ouvido falar, porém, é provável que não saiba o que é ou para que serve o IMEI.
Dito isso, nós, do Tudo Celulares preparamos esse artigo com o objetivo de definir o conceito e explicar a utilidade do recurso para você. De antemão, adiantamos que o IMEI é extremamente importante, e saber sobre ele pode te deixar mais bem preparado com relação ao seu celular.
Sem mais delongas, vamos lá:
O que é o IMEI
Antes de mais nada, saiba que IMEI é uma sigla para “International Mobile Equipment Identity”, em tradução, “Identificação Internacional de Equipamento Móvel”. Em suma, trata-se de um número que serve para identificar dispositivos telefônicos, incluindo celulares. O número é único para cada aparelho e o identifica globalmente. A título de comparação, o IMEI funciona como um número de chassis de carros, usados para a identificação dos veículos. Você poderia dizer, também, que funciona como um documento, e os números são usados para reconhecer o seu aparelho entre outros.
A ANATEL, Agência Nacional de Telecomunicações, nos indica que o IMEI é composto por quatro grupos numéricos em uma sequência “6-2-6-1”. Assim, um exemplo completamente aleatório de número IMEI poderia ser: “001450-03-051230-0”. Repare que temos 6 números no primeiro grupo, 2 no segundo, 6 no terceiro e 1 no último, portanto “6-2-6-1”.
Para que serve o IMEI
O número de identificação do seu celular é extremamente importante, sobretudo em uma eventual perda ou roubo do aparelho. Além disso, também é possível verificar a regularidade de um celular através do IMEI.
A primeira opção diz respeito a possibilidade de bloquear as principais funcionalidades do celular através do IMEI. Caso tenha perdido ou tenham roubado o seu smartphone, você pode bloquear o celular, protegendo seus dados e o tornando praticamente sem utilidade.
A segunda opção é interessante, principalmente para quem compra um dispositivo usado, e serve para averiguar se o aparelho é original e regularizado perante a ANATEL.
Como bloquear o IMEI
Vejamos, então, como pode ser feito o bloqueio do celular através do IMEI caso você tenha o seu dispositivo perdido ou roubado. Conforme o artigo 4º, VII, “a” da Resolução nº632/2014 da Agência Nacional de Telecomunicações, você deve comunicar a sua operadora caso tiver o celular perdido ou roubado.
Utilizando o IMEI, as empresas realizam o bloqueio do celular todo, e não apenas do chip. Dessa forma, as principais funcionalidades do aparelho são perdidas, incluindo todas as conexões, até mesmo a de internet. Antes, era necessário que você soubesse o IMEI do seu dispositivo. Entretanto, atualmente, as operadoras pedem apenas o número no qual você recebe as ligações.
Todavia, é através do IMEI que o bloqueio é realizado. E antes de entrar em contato com a operadora, ressaltamos que caso tenha o seu dispositivo roubado, você deve, antes registrar um boletim de ocorrência. Para isso, você pode ir até uma delegacia ou, então, realizar o procedimento online. Ademais, ainda destacamos que, em alguns estados do Brasil, é a polícia quem registra a ocorrência, podendo solicitar o bloqueio e agilizar o processo.
Caso você consiga recuperar seu aparelho, não se preocupe! É possível, também, fazer o desbloqueio. Além disso, é importante saber que celulares com mais de um chip, podem possuir um IMEI para cada entrada de cartão SIM.
Como consultar o IMEI?
Para saber o número de identificação do seu dispositivo, o processo é muito simples. Em primeiro lugar, é importante localizar seu número IMEI que pode ser encontrado em variados locais, sendo eles:
- No verso da caixa do seu celular, provavelmente em uma etiqueta;
- Em um adesivo, colado atrás da bateria;
- Também em um adesivo, localizado na bandeja em que é colocado o chip do aparelho;
- Ao discar a sequência *#06# no teclado numérico do smartphone e, logo em seguida, apertar para realizar a chamada.
A última opção pode não ser suficiente, uma vez que ,se o IMEI apresentado na tela for diferente do localizado nos outros locais, o celular pode ser irregular. Celulares irregulares podem ser bloqueados pela Anatel e perder as suas principais funções.
Portanto, ao comprar um aparelho usado, verifique se o número IMEI mostrado ao digitar a sequência *#06# condiz com os outros números.
Além disso, você também pode acessar o site da Anatel para verificar a integridade do seu celular através do IMEI. Obtendo a sequência de números através do procedimento supracitado, siga o passo a passo:
- Clique na opção “Verificar situação” no site da Anatel;
- Em seguida, clique em “Consulte aqui a situação do seu aparelho celular”;
- Digite o IMEI exibido na sua tela após digitar *#06# no teclado numérico;
- Feito! O site mostrará qual a situação do seu dispositivo. A mensagem que indica que tudo está correto dirá “Até o momento o IMEI informado não possui restrições de uso.”
Esperamos que a postagem tenha esclarecido suas possíveis dúvidas sobre o que é o IMEI e para que ele serve. Trata-se de um recurso muito importante para a segurança do seu dispositivo. Ademais, para evitar possíveis problemas, é importante saber se o seu celular está regularizado perante a Anatel.