Sem categoria
Uso de aplicativos pagos cresce no mundo
Recentemente, os aplicativos de assinatura e compras internas cresceram muito. Dessa forma, tornou-se uma tendência mundial entre os usuários de IOS e Android gastar com aplicativos pagos.
Em uma geração tão tecnológica, os aplicativos passaram a facilitar muito a rotina de seus usuários. São aplicativos de diversos tipos, como de games, relacionamento, entretenimento e esportes que tiveram essa alta. Nós, do Tudo Celulares, selecionamos para você os principais aplicativos de cada nicho. Vem conosco!
Vá direto ao ponto:
- O que são os aplicativos pagos?;
- Os principais aplicativos pagos;
- Motivos do uso crescente de aplicativos pagos.
O que são os aplicativos pagos?
Os aplicativos pagos, como o nome já explica, são aplicativos que requerem pagamento na realização de download em lojas virtuais ou na sua utilização. No primeiro caso, o usuário realiza o pagamento e pode utilizar o serviço. Já no segundo, os apps fornecem compras dentro de sua plataforma, o que é comum no mundo dos games, por exemplo.
Esses programas podem ser instalados em computadores, smart TVs, ou em versões de aplicativos para celular. Como os usuários de Iphone (IOS), que gastaram mais de treze bilhões de dólares em aplicativos pagos em 2021.
Os principais aplicativos pagos
Cada nicho dos aplicativos reúne uma série de diferenças entre sua utilização e público. Os usuários de IOS, por exemplo, gastaram consideravelmente mais em aplicativos no geral, e principalmente em games, do que os usuários de Android.
Segundo o Blog do SensorTower, os consumidores ao redor do mundo gastaram mais de quatro bilhões de dólares nos cem principais aplicativos de assinatura no mercado do Google. Isto é um aumento de 78% em relação aos gastos de 2020.
Devido à importância dos aplicativos pagos no dia-a-dia de seus usuários, separamos, logo abaixo, os principais apps em cada nicho citado.
Aplicativos de organização
De acordo com o levantamento dos dados sobre o crescimento dos aplicativos de assinatura, realizado pelo SensorTower, na receita geral de lojas virtuais, o principal aplicativo é o Google One.
Conectando serviços de diversas ferramentas do Google, é um programa por assinatura que tem como objetivo oferecer maior espaço em armazenamento a seus consumidores.
O Google One também está em primeiro lugar entre os principais aplicativos da receita do Google Play, mas não aparece na listagem da App Store.
Aplicativos de relacionamento
Dentre os aplicativos presentes na receita geral das lojas virtuais se encontram Tinder e Bumble, em quinto e nono lugar, respectivamente. O Tinder é caracterizado como uma ferramenta de localização de pessoas para serviços de relacionamento online, contando com informações do Facebook e Spotify – outras redes sociais. Já o Bumble é colocado como um aplicativo de namoro online, em que é permitido rejeitar ou indicar interesse por diversas pessoas.
Na receita da App Store, Tinder está em segundo lugar e Bumble em terceiro dentre os principais aplicativos de assinatura. Já na receita do Google Play, Tinder se encontra na sétima colocação, enquanto Bumble não aparece.
Aplicativos de entretenimento
No levantamento da receita geral se encontram diversos aplicativos focados em entretenimento, tais como: Disney Plus, YouTube, HBO Max, Pandora, Hulu, Twitch, Paramount Plus, Crunchyroll e Peacock TV.
– Disney Plus: um serviço de streaming de vídeo por assinatura. Na receita geral encontra- se em segundo lugar, enquanto na App Store está em terceiro e na Google Play, em segundo.
– YouTube: uma plataforma de compartilhamento de vídeos que funciona, também, por assinatura. Na receita geral está em terceiro lugar entre os principais aplicativos, enquanto na App Store está em primeiro e não aparece no levantamento do Google Play.
Há também o YouTube Music, uma plataforma de streaming de música desenvolvida pelo YouTube, que aparece em nono lugar na receita da App Store, apenas.
– HBO Max: um serviço de vídeo sob demanda, que se encontra em quarto lugar, simultaneamente, na receita geral e na App Store e em terceiro no Google Play.
– Pandora Radio: um serviço de rádio streaming, ou seja, via internet. Pandora está, simultaneamente, em sexto lugar na receita geral e na App Store, enquanto no Google Play está em quarto lugar.
– Hulu: uma empresa de entretenimento que fornece serviços de vídeo sob demanda e também serviços de hospedagem de arquivos de sua propriedade. Se encontra em décimo lugar na listagem de receita geral, quinto lugar na App Store e não aparece na receita do Google Play.
– Twitch: um serviço de streaming de vídeo ao vivo que se concentra em streaming de videogame, incluindo transmissões de competições de esportes eletrônicos. Twitch une, assim, o nicho dos aplicativos de entretenimento, esporte e games. Se encontra em sétimo lugar na receita geral, oitavo na App Store e quinto no Google Play.
– Paramount Plus: um serviço de streaming que oferece conteúdo original da empresa. Está listado em oitavo lugar na receita do Google Play, apenas.
– Crunchyroll: uma companhia de distribuição, publicação, licenciamento e uma comunidade online focada na transmissão de vídeo de mídia asiática. Está listada em nona posição na receita do Google Play, apenas.
– Peacock TV: um serviço de streaming de vídeo sob demanda. Está em décimo lugar nos principais aplicativos por assinatura na receita do Google Play, apenas.
Aplicativos de esporte
O aplicativo ESPN é um app de esportes que fornece os últimos resultados e notícias sobre esporte, além de vídeos. Se localiza em oitavo lugar na receita geral, décimo na App Store e sexto no Google Play.
Motivos do uso crescente de aplicativos pagos
De acordo com o site SensorTower, ao somar as lojas virtuais de IOS e Android, houve um crescimento de 41% a cada ano no mundo dos aplicativos pagos.
Os aplicativos pagos fornecem, além do serviço, a exclusividade. Isto é, têm como proposta ir além do que é fornecido pelos aplicativos gratuitos e otimizar suas funções. Por exemplo, o Google One, que traz mais espaço de armazenamento ao usuário e benefícios adicionais que podem ser compartilhados com sua família. Ou seja, os usuários comuns podem utilizar o Google e ter um limite de espaço, os assinantes, todavia, podem adquirir mais espaço e tem a chance de ampliar suas possibilidades.
E você, utiliza algum dos aplicativos pagos citados?